Educação médica - perspectiva histórica e desafios futuros
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v95ispe1p28-36Palavras-chave:
Educação médica/história, Medicina/história.Resumo
A história da educação médica é riquíssima e imiscui-se com a própria história da medicina já que o exercício da arte médica está intimamente ligado ao seu ensino e aprendizado. Desde os tempos antigos a figura do mentor / tutor é a chave para o aprendizado prático. Ao longo do tempo e particularmente nos últimos 300 anos, a ampliação dos conhecimentos e a incorporação de novas tecnologias fez com que a medicina e, por conseguinte, a educação médica, fossem drasticamente transformadas, ainda assim, o aprendizado prático e o papel de um ou muitos médicos de referência ainda fazem parte da realidade de milhares de novos médicos que se formam a cada ano. Neste período foram introduzidos e aprimorados conceitos, novas técnicas de ensino e uso de múltiplas tecnologias incluindo ensino à distância e simulação. Neste artigo buscamos, de forma breve, apresentar os eventos chave desta evolução, particularidades da realidade brasileira e da Faculdade de Medicina da USP bem como os desafios para o século em andamento.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2016-08-29
Edição
Seção
Articles
Como Citar
Silva, L. F. F. da, & Baracat, E. C. (2016). Educação médica - perspectiva histórica e desafios futuros. Revista De Medicina, 95(spe1), 28-36. https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v95ispe1p28-36