A saúde mental dos estudantes de medicina
reminiscências e conjecturas de um mestre-escola
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v98i2p86-98Palavras-chave:
Saúde mental, Educação médica, Relações médico-paciente, Ciência, ArteResumo
A questão da saúde mental dos alunos de Medicina tem sido alvo de crescente preocupação em todo o mundo. Há evidências de que o próprio curso está relacionado com o surgimento de quadros graves, principalmente depressão e ideação suicida, nesta população. Este trabalho busca aprofundar o que exatamente ocorre no ensino de Medicina que acarreta esta situação. Mediante o uso de associação livre, narram-se algumas experiências do autor como estudante e como docente para discutir os fatores envolvidos: o denominado currículo oculto, a ideologia do não envolvimento, o curso de Medicina como instituição total. Sugerem-se medidas para atenuar a aridez do curso, enfatiza-se o papel da arte na medicina e na docência e a formação de vínculos a fim de possibilitar uma experiência prazerosa de aprendizagem tanto para docentes como para discentes. Propõe-se que a docência – assim como a Medicina - seja ciência e arte, e o próprio artigo busca – assim como Medicina e docência o fazem - agregar ciência e arte.