Desgastes e fortalecimentos de graduandos de enfermagem expressos em mídia social
uma análise potencializadora de ações de enfrentamento
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v98i2p114-119Palavras-chave:
Alunos de enfermagem, Estudantes universitários, Sofrimento emocional, Promoção da saúde, Estudantes de enfermagem, Midias sociais, Saúde mental, Utilização, PsicologiaResumo
Sofrimento emocional de estudantes universitários tem sido tema de pesquisas e de preocupação de instituições de ensino. Jovens universitários tem manifestado resultados físicos e psíquicos desses desgastes; no entanto, os cursos universitários não preveem espaços que acolham os estudantes, nem ações para enfrentamento dos potenciais desgastes. Ações que se proponham efetivas devem partir da análise das raízes do problema; ou seja, da identificação dos potenciais de desgaste/fortalecimento apresentados pelos jovens universitários. Os estudantes que ingressam no curso de graduação em enfermagem da Universidade de São Paulo encontram-se na etapa da juventude, que é vivenciada de maneira heterogênea, a depender das distintas condições concretas de vida. Como consequência, são distintas e heterogêneas as formas e possibilidades de enfrentamento dos potenciais de desgaste/fortalecimento. Objetivo: Identificar e analisar os potenciais de desgaste/fortalecimento expressos pelos estudantes de graduação em enfermagem da EEUSP. Metodologia: Estudo descritivo-exploratório realizado com posts de graduandos da EEUSP na mídia social Facebook, importante recurso para comunicação e expressão dos estudantes. Resultados: Os potenciais desgastes foram majoritariamente associados a situações da vida acadêmica, particularmente a atividades curriculares. Localizou-se potenciais de desgastes relacionados à carga horária curricular e ao volume de atividades acadêmicas do curso. Já os potenciais fortalecimentos expressos foram associados majoritariamente aos relacionamentos e a atividades extra curriculares. Os resultados da pesquisa foram encaminhados à Comissão de Graduação e à CoC Bacharelado e apresentados aos graduandos. Como desdobramento da pesquisa, foram realizadas oficinas com participação voluntária de graduandos. Considerações finais: A partir dos resultados do presente estudo é possível afirmar que as instituições formadoras devem tomar para si a responsabilidade de reconhecer potenciais de fortalecimento/desgaste dos estudantes e de promover espaços para enfrentamento dos potenciais de desgastes e o aprimoramento dos potenciais de fortalecimentos.