Análise documental relacionado ao ensino da promoção da saúde na graduação

possibilidades e desafios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v98i2p132-139

Palavras-chave:

Promoção da saúde, Educação interprofissional, Universidades

Resumo

Ensinar promoção da saúde (PS) para os futuros profissionais da saúde é essencial frente a integralidade do processo saúde-doença-cuidado de indivíduos e coletividades. Defende-se que as Universidades além de contribuir para o ensino possam promover a saúde de seus estudantes. Objetivo: explorar a inserção da PS nos currículos de diferentes cursos da saúde da Universidade de São Paulo e refletir sobre o ensino como possibilidade para os estudantes promoverem a própria saúde. Método: Estudo qualitativo exploratório preliminar estruturado a partir da análise documental do projeto político pedagógico (PPP) e ementa de disciplinas de oito cursos da USP-SP. Resultados: o conteúdo sobre PS aparece de forma heterogênea nos 8 PPP. A identificação de disciplinas nucleares que abordam o tema, na perspectiva do Sistema Único de Saúde e/ou da Atenção Primária, entre o 2º e o 4º semestres aponta para a possibilidade (e desafio) da educação interprofissional. Conclusão: O ensino de PS abre possibilidades de articulação entre os cursos e convida para extrapolação do ensino para o cuidado pessoal.

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Biografia do Autor

  • Ana Claudia Camargo Gonçalves Germani, Departamento de Medicina Preventiva, Faculdade de Medicina FMUSP, Universidade de São Paulo

    Professora Doutora (MS-3) do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina FMUSP da Universidade de São Paulo. 

  • Kleber Jessivaldo Gomes das Chagas, Faculdade de Medicina FMUSP, Universidade de São Paulo

    Acadêmico do curso de medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

  • Gabriela Lisboa, Faculdade de Medicina FMUSP, Universidade de São Paulo

    Acadêmico do curso de fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

  • Gabriella Seixas Sampaio Saraiva, Faculdade de Medicina FMUSP, Universidade de São Paulo

    Acadêmica do curso de medicina da Faculdade de Medicina FMUSP da Universidade de São Paulo.

  • Johny Everson Gonçalves, Faculdade de Medicina FMUSP, Universidade de São Paulo

    Acadêmico do curso de medicina da Faculdade de Medicina FMUSP da Universidade de São Paulo.

  • Alfredo Almeida Pina-Oliveira, Universidade Universus Veritas Guarulhos (UNIVERITAS-UNG)

    Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu de Enfermagem da Universidade Universus Veritas Guarulhos (UNIVERITAS-UNG)

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Publicado

2019-04-29

Como Citar

Germani, A. C. C. G., Chagas, K. J. G. das, Lisboa, G., Saraiva, G. S. S., Gonçalves, J. E., & Pina-Oliveira, A. A. (2019). Análise documental relacionado ao ensino da promoção da saúde na graduação: possibilidades e desafios. Revista De Medicina, 98(2), 132-139. https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v98i2p132-139