Análise documental relacionado ao ensino da promoção da saúde na graduação
possibilidades e desafios
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v98i2p132-139Palavras-chave:
Promoção da saúde, Educação interprofissional, UniversidadesResumo
Ensinar promoção da saúde (PS) para os futuros profissionais da saúde é essencial frente a integralidade do processo saúde-doença-cuidado de indivíduos e coletividades. Defende-se que as Universidades além de contribuir para o ensino possam promover a saúde de seus estudantes. Objetivo: explorar a inserção da PS nos currículos de diferentes cursos da saúde da Universidade de São Paulo e refletir sobre o ensino como possibilidade para os estudantes promoverem a própria saúde. Método: Estudo qualitativo exploratório preliminar estruturado a partir da análise documental do projeto político pedagógico (PPP) e ementa de disciplinas de oito cursos da USP-SP. Resultados: o conteúdo sobre PS aparece de forma heterogênea nos 8 PPP. A identificação de disciplinas nucleares que abordam o tema, na perspectiva do Sistema Único de Saúde e/ou da Atenção Primária, entre o 2º e o 4º semestres aponta para a possibilidade (e desafio) da educação interprofissional. Conclusão: O ensino de PS abre possibilidades de articulação entre os cursos e convida para extrapolação do ensino para o cuidado pessoal.