Efeito de um protocolo de intervenção baseado na aprendizagem motora para marcha e equilíbrio em jovem com esclerose lateral primária: um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v100i1p70-77Palavras-chave:
Aprendizagem, Marcha, Equilíbrio postural, Esclerose lateralResumo
Introdução: A esclerose lateral primária (ELP) é uma doença rara caracterizada por uma degeneração do neurônio motor superior ocorrendo geralmente na sexta década de vida com um início insidioso de uma paresia espástica simétrica, lentamente progressiva, frequentemente começando em membros superiores e inferiores. A prática de exercícios pode trazer benefícios a estes sujeitos levando a uma aprendizagem motora (AM) e melhorando o repertório motor insuficiente. Objetivo: Determinar o efeito de um protocolo de intervenção baseado na AM para melhorar a marcha e equilíbrio em jovem com ELP. Metodologia: É um estudo de caso composto por uma mulher, 29 anos, solteira, colombiana, branca, submetida à avaliação pré-teste (1 sessão), intervenção de protocolo (18 sessões) e pós teste (1 sessão). Para coleta de dados foram utilizados a Escala de Tinetti, Teste de Romberg, Timed Get Up And Go, Teste de alcance funcional, Baropodometria e Estabilometria. Resultados: A Escala de Tinetti (reação postural) mostrou melhora para balaço em um pé; na Escala de Tinetti (marcha) os resultados positivos foram encontrados em largura, simetria, continuidade e direção do passo; Testes de Romberg mostraram evolução para estabilidade sobre superfície plana com olhos fechados e sobre espuma de Fomy com olhos abertos; no teste Timed Get Up & Go o tempo de percurso foi reduzido de 13,64 segundos para 12,5 segundos. Conclusão: Após a aplicação do protocolo de intervenção baseado na AM houve avanços funcionais em marcha e equilíbrio de jovem com ELP.
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