Desenvolvendo um modelo sintético de baixo custo para treinamento de drenagem torácica em ambiente de simulação
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v99i2p115-121Palavras-chave:
Educação Médica, Simulação, Ensino, Drenagem, Tubos Torácicos, Treinamento por simulaçãoResumo
Objetivo: Descrever a construção de um simulador de baixo custo de drenagem torácica para capacitar a realização deste procedimento. Métodos: A concepção do modelo se deu em 2014 por integrantes do Programa de Educação Tutorial do curso de Medicina da UNIFOR. A seguir, o modelo foi testado por 10 especialistas e posteriormente aprovado para ser aplicado em quatro edições de um curso teórico-prático de procedimentos invasivos com acadêmicos de Medicina de diferentes universidades. Para avaliar o simulador e o desempenho no seu uso, aplicou-se questionários semiestruturados e checklist. Os dados foram analisados pelo Statistical Package for the Social Sciences v. 22 usando estatística descritiva. Resultados: Usou-se um manequim plástico comercial em que foi realizado um corte de 8x8 cm na região lateral do tórax, correspondente ao local da drenagem. Neste local, foram posicionadas folhas de E.V.A. (simulando pele e músculos intercostais), esponja de estofado (subcutâneo) e folha de PVC (pleura). Na parte interna do manequim foi colocada uma estrutura de madeira contendo duas costelas e, entre elas, um copo plástico recoberto por E.V.A. contendo líquido vermelho (simulando um hemotórax). O custo inicial do modelo completo foi de R$ 81,00/US$ 21,00. Quando testado por especialistas, todos concordaram que o modelo pode ser usado para o ensino na graduação. Durante o curso de procedimentos invasivos, 129 acadêmicos realizaram o procedimento, em que 64,3% dos alunos inseriram corretamente o dreno e 79,1% conectaram ao sistema de drenagem. Apesar de um percentual de erros importante visto em passos iniciais básicos, os alunos conseguiram executar a técnica proposta de forma suficiente. Conclusão: O simulador de drenagem de tórax mostrou-se ser de fácil acesso e reprodução nas universidades, o que o torna uma ferramenta útil para o ensino.
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