Comparison between amiodarone and lidocaine for ventricular fibrillation treatment during cardiopulmonary resuscitation

a systematic review

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v99i1p46-55

Palavras-chave:

Parada cardíaca, Drogas antiarrítmicas, Amiodarona, Lidocaína, Sobrevida de pacientes

Resumo

A parada cardíaca é uma condição em que o funcionamento mecânico do coração é comprometido e usualmente é devida a uma disfunção elétrica das células cardíacas, que pode resultar na desorganização do ritmo cardíaco, até numa falência cardíaca, uma situação de emergência médica em que segundos podem fazer a diferença entre a vida e a morte. Na parada cardíaca, é necessário que se realizem manobras de reanimação cardiopulmonar (RCP) e, caso haja presença de ritmo chocável (como a fibrilação ventricular e taquicardia ventricular sem pulso), se administre a desfibrilação no paciente. Mesmo que o ritmo cardíaco seja restabelecido, a condição ainda é grave devido ao risco de retorno da alteração elétrica do coração. Com a intenção de evitar novas alterações rítmicas do coração, são administradas drogas antiarrítmicas, como amiodarona e lidocaína. Embora seja recomendado o uso de um desses fármacos, não há consenso sobre qual deles tem maior sobrevida de pacientes, ou qual tem maior taxa de retorno de circulação espontânea. Sendo assim, essa revisão sistemática busca elucidar qual dessas duas drogas é mais eficiente para evitar novas alterações elétricas em pacientes pós-parada cardiorrespiratória.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Yoon Ji Shin, Faculdade de Medicina FMUSP, Universidade de São Paulo

    Artigo Desenvolvido na Disciplina Optativa “Abordagem Prática da Escrita Científica” sob coordenação da Revista de Medicina do DC-FMUSP.
    *Both authors contributed equally to this work.
    Faculdade de Medicina FMUSP, Universidade de São Paulo – USP. 

  • Victor André Borges, Faculdade de Medicina FMUSP, Universidade de São Paulo – USP

    Artigo Desenvolvido na Disciplina Optativa “Abordagem Prática da Escrita Científica” sob coordenação da Revista de Medicina do DC-FMUSP.
    *Both authors contributed equally to this work.
    Faculdade de Medicina FMUSP, Universidade de São Paulo – USP. 

  • Heraldo Possolo de Souza, Faculdade de Medicina FMUSP, Universidade de São Paulo - USP

    Emergency Department, Faculdade de Medicina FMUSP, Universidade de São Paulo - USP. 

Referências

Downloads

Publicado

2020-02-03

Edição

Seção

Artigos de Revisão/Review Articles

Como Citar

Shin, Y. J., Borges, V. A., & Souza, H. P. de. (2020). Comparison between amiodarone and lidocaine for ventricular fibrillation treatment during cardiopulmonary resuscitation: a systematic review. Revista De Medicina, 99(1), 46-55. https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v99i1p46-55