Curso de neurologia por aprendizagem baseada em equipes
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v99i5p415-422Palavras-chave:
Aprendizagem; neurologia; comportamento cooperativo; estudantes; tecnologia.Resumo
A neurologia enfrenta dificuldades de ensino em muitas escolas médicas. Entre as metodologias ativas, a Aprendizagem Baseada em Equipes auxilia o desenvolvimento de competências como a solução de problemas e a comunicação em grupo. Propôs-se desenvolver, aplicar e avaliar o primeiro curso de neurologia com esse método no Brasil e a utilização do Software TBL active. Participaram do curso 63 estudantes de Medicina do primeiro ano, que, ao responderam questionário final com 29 itens de avaliação do curso, consideraram a experiência válida para o ensino de neurologia. O método Aprendizagem Baseada em Equipes foi bem recebido pelos estudantes, mesmo diante de baixo desempenho nos testes revelado por suas médias finais. A Aprendizagem Baseada em Equipes, aplicada no curso médico e com uso de recursos tecnológicos, como o software TBL active, se mostrou mais uma ferramenta em benefício do ensino neurológico.
Downloads
Referências
Fonseca V. Papel das funções cognitivas, conativas e executivas na aprendizagem: uma abordagem neuropsicopedagógica. Rev Psicopedag. 2014.31(96):236-53. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862014000300002&lng=pt&nrm=iso.
Cosenza RM, Guerra LB. Neurociência e educação: como o cérebro aprende. Porto Alegre: Artmed Ed.; 2011.
Freire PRN. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25a ed. São Paulo: Paz e Terra; 1996.
Michaelsen L, Davidson N, Major C. Team-based learning practices and principles in comparison with cooperative learning and problem-based learning. J Excellence Coll Teach. 2014;25(3-4):57-84. https://eric.ed.gov/?id=EJ1041362.
Mitre SM, Siqueira-Batista R, Girardi-de-Mendonça JM, Morais-Pinto NM, Meirelles CAB, Pinto-Porto C, et al . Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciênc Saúde Coletiva. 2008;13(Suppl 2):2133-44. https://doi.org/10.1590/S1413-81232008000900018.
Quintanilha LF, Costa G N, Coutinho M R. Medical student perceptions about active methodologies in the study of physiology in medical schools in Salvador, Brazil. Adv Physiol Educ. 2018;42(4):693-9. https://doi.org/10.1152/advan.00105.2018.
McIrney MJ, Fink LD. Team-based learning enhances long-term retention and critical thinking in an undergraduate microbial physiology course. Microbiol Educ. 2003;4:3‐12. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3633123/.
Searle NS, Haidet P, Kelly PA, Schneider VF, Seidel CL, Richards BF. Team learning in medical education: initial experiences at ten institutions. Acad Med. 2003;78(10 Suppl):S55‐S58. doi: https://doi.org/10.1097/00001888-200310001-00018.
Vasan NS, DeFouw DO, Compton S. Team-based learning in anatomy: an efficient, effective, and economical strategy. Anat Sci Educ. 2011;4(6):333‐9. doi: https://doi.org/10.1002/ase.257.
Santos-Lobato BL, Magalhães A B, Moreira DG, Farias FP, Porto LK, Pereira RB, et al. Neurophobia in Brazil: detecting and preventing a global issue. Rev Bras Educ Med, 2018;42(1):121-8. https://doi.org/10.1590/1981-52712015v41n3rb20160105.
Tarolli CG, Józefowicz RF. Managing neurophobia: how can we meet the current and future needs of our students? Semin Neurol. 2018;38(4):407‐12. doi: https://doi.org/10.1055/s-0038-1666987.
Andrade FCG. Validação de Curso de Semiologia Neurológica com Método Aprendizagem Baseada em Equipes [dissertação]. Recife: Faculdade Pernambucana de Saúde; 2017. doi: https://doi.org/10.1590/0004-282X20170094.
Burgess AW, McGregor DM, Mellis CM. Applying established guidelines to team-based learning programs in medical schools: a systematic review. Acad Med. 2014;89(4):678‐88. doi: https://doi.org/10.1097/ACM.0000000000000162.
Cevik AA, ElZubeir M, Abu-Zidan FM, Shaban S. Team-based learning improves knowledge and retention in an emergency medicine clerkship. Int J Emerg Med. 2019;12(1):6. doi: https://doi.org/10.1186/s12245-019-0222-2
Pollack AE. The neuroscience classroom remodeled with team-based learning. J Undergrad Neurosci Educ. 2018;17(1):A34‐A39. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6312146/.
Almeida M, Spínola A, Lancman S. Técnica Delphi: validação de um instrumento para uso do terapeuta ocupacional em gerontologia. Rev Ter Ocup Univ São Paulo. 2009;20(1):49-8. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v20i1p49-58.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Felipe César Gomes de Andrade, Assiria Maria Santana Santos, Leopoldo Nelson Fernandes Barbosa
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-sa/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.