Educação Médica a Distância: oportunidades, ameaças e reflexões. O cheiro da Capela Sistina
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v100i4pi-ivPalavras-chave:
Educação médica, EAD, Educação a distãncia, Medicina, Educação humanística, Recursos pedagógicos, Pandemia, Tecnologia educacionalDownloads
Referências
Cerri GG. Saúde digital: quanto pode transformar a Medicina no Brasil. Rev Med (São Paulo). 2020 maio-jun; 100(3):i. doi: http://dx.doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v100i3pi.
Finkel D. Teaching with Your Mouth Shut. Portsmouth (NY): Boynton/Cook Publishers; 2000.
Smith GG, Ferguson D, Caris M. Teaching on-line versus face-to face. J Educ Technol Syst. 2002;30(4):337-64. doi: 10.2190/FFWX-TJJE-5AFQ-GMFT.
Ruiz Moral R, Sierra Istúriz J, García-Miguel MJ, Cerro A, Leonardo CG, Sevilla MCT, et al. Opiniones de profesores y alumnos sobre un programa integral online en medicina durante el confinamiento por COVID-19. Educ Méd. 2021; 22(4): 206-14. https://doi.org/10.1016/j.edumed.2021.01.011.
Leite MTM, Carlini AL, Parente Ramos MP, Sigulem D. Educação médica continuada online: potencial e desafios no cenário brasileiro. Rev Bras Educ Med. 2010;34(1):141-9. https://doi.org/10.1590/S0100-55022010000100017
Blasco PG. Educação médica, medicina de família e humanismo: expectativas, dilemas e motivações do estudante de medicina analisadas a partir de discussões sobre produções cinematográficas [Tese]. São Paulo: Faculdade de Medicina, USP; 2002. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5144/tde-31082009-085309/pt-br.php
SOBRAMFA – Sociedade Brasileira de Medicina de Família. Estágio para estudantes de medicina. Disponível em: https://sobramfa.com.br/estagio-para-estudantes-de-medicina/
SOBRAMFA – Sociedade Brasileira de Medicina de Família. Depoimentos. Disponível em: https://sobramfa.com.br/estagio-para-estudantes-de-medicina/depoimentos/
Moreto G, Blasco PG. A Importância da Empatia na Relação Médico-paciente In: Pessini L, Bertachini L, Barchifontaine CP, organizadores. Bioética, cuidado e humanização. São Paulo: Centro Universitário São Camilo e Edições Loyola; 2014. v.3, p. 537-47.
Benedetto MAC, Moreto G. Narrativas e humanização em saúde: o aprendizado de estudantes de Medicina em cenários clínicos. Arch Med Familiar. 2019;21:111-23. Disponível em: https://www.medigraphic.com/pdfs/medfam/amf-2019/amf193e.pdf
Blasco PG, Roncoletta AFT, Moreto G, Levites MR, Janaudis MA. Accompanying physicians in their family practice: a primary care model for medical students’ learning in Brazil. Fam Med. 2006;38(9):619-21. Available from: https://fammedarchives.blob.core.windows.net/imagesandpdfs/fmhub/fm2006/October/Pablo619.pdf.
Levites MR, De Benedetto MAC, Blasco PG. Como lidar com a incerteza do cisne negro chamado Covid-19? Ensinamentos de Taleb e Churchill. Arch Med Familiar. 2020;22:123-33. Disponível em: https://www.medigraphic.com/pdfs/medfam/amf-2020/amf203e.pdf.
Blasco PG, Benedetto MAC, Reginato V. Humanismo em medicina. São Paulo: SOBRAMFA - Educação Médica e Humanismo; 2015.
Blasco PG. Humanizando a medicina: uma metodologia com o cinema. São Paulo: Centro Universitário São Camilo; 2011.
Path Adams, o amor é contagioso [filme]. Disponível em: https://www.imdb.com/title/tt0129290/
Gênio indomável [filme]. Disponível em: https://www.imdb.com/title/tt0119217/
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Pablo González Blasco, Maria Auxiliadora C. De Benedetto, Graziela Moreto, Marcelo R. Levites
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.