Educação Médica a Distância: oportunidades, ameaças e reflexões. O cheiro da Capela Sistina
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v100i4pi-ivPalavras-chave:
Educação médica, EAD, Educação a distãncia, Medicina, Educação humanística, Recursos pedagógicos, Pandemia, Tecnologia educacionalDownloads
Referências
Cerri GG. Saúde digital: quanto pode transformar a Medicina no Brasil. Rev Med (São Paulo). 2020 maio-jun; 100(3):i. doi: http://dx.doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v100i3pi.
Finkel D. Teaching with Your Mouth Shut. Portsmouth (NY): Boynton/Cook Publishers; 2000.
Smith GG, Ferguson D, Caris M. Teaching on-line versus face-to face. J Educ Technol Syst. 2002;30(4):337-64. doi: 10.2190/FFWX-TJJE-5AFQ-GMFT.
Ruiz Moral R, Sierra Istúriz J, García-Miguel MJ, Cerro A, Leonardo CG, Sevilla MCT, et al. Opiniones de profesores y alumnos sobre un programa integral online en medicina durante el confinamiento por COVID-19. Educ Méd. 2021; 22(4): 206-14. https://doi.org/10.1016/j.edumed.2021.01.011.
Leite MTM, Carlini AL, Parente Ramos MP, Sigulem D. Educação médica continuada online: potencial e desafios no cenário brasileiro. Rev Bras Educ Med. 2010;34(1):141-9. https://doi.org/10.1590/S0100-55022010000100017
Blasco PG. Educação médica, medicina de família e humanismo: expectativas, dilemas e motivações do estudante de medicina analisadas a partir de discussões sobre produções cinematográficas [Tese]. São Paulo: Faculdade de Medicina, USP; 2002. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5144/tde-31082009-085309/pt-br.php
SOBRAMFA – Sociedade Brasileira de Medicina de Família. Estágio para estudantes de medicina. Disponível em: https://sobramfa.com.br/estagio-para-estudantes-de-medicina/
SOBRAMFA – Sociedade Brasileira de Medicina de Família. Depoimentos. Disponível em: https://sobramfa.com.br/estagio-para-estudantes-de-medicina/depoimentos/
Moreto G, Blasco PG. A Importância da Empatia na Relação Médico-paciente In: Pessini L, Bertachini L, Barchifontaine CP, organizadores. Bioética, cuidado e humanização. São Paulo: Centro Universitário São Camilo e Edições Loyola; 2014. v.3, p. 537-47.
Benedetto MAC, Moreto G. Narrativas e humanização em saúde: o aprendizado de estudantes de Medicina em cenários clínicos. Arch Med Familiar. 2019;21:111-23. Disponível em: https://www.medigraphic.com/pdfs/medfam/amf-2019/amf193e.pdf
Blasco PG, Roncoletta AFT, Moreto G, Levites MR, Janaudis MA. Accompanying physicians in their family practice: a primary care model for medical students’ learning in Brazil. Fam Med. 2006;38(9):619-21. Available from: https://fammedarchives.blob.core.windows.net/imagesandpdfs/fmhub/fm2006/October/Pablo619.pdf.
Levites MR, De Benedetto MAC, Blasco PG. Como lidar com a incerteza do cisne negro chamado Covid-19? Ensinamentos de Taleb e Churchill. Arch Med Familiar. 2020;22:123-33. Disponível em: https://www.medigraphic.com/pdfs/medfam/amf-2020/amf203e.pdf.
Blasco PG, Benedetto MAC, Reginato V. Humanismo em medicina. São Paulo: SOBRAMFA - Educação Médica e Humanismo; 2015.
Blasco PG. Humanizando a medicina: uma metodologia com o cinema. São Paulo: Centro Universitário São Camilo; 2011.
Path Adams, o amor é contagioso [filme]. Disponível em: https://www.imdb.com/title/tt0129290/
Gênio indomável [filme]. Disponível em: https://www.imdb.com/title/tt0119217/
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Pablo González Blasco, Maria Auxiliadora C. De Benedetto, Graziela Moreto, Marcelo R. Levites
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-sa/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.