Pôster como estratégia de ensino-aprendizagem para o incentivo a carreira científica de estudantes de graduação
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v102i2e-202445Palavras-chave:
Educação, História da medicina, Educação de graduação em medicina, Poster, Materiais de ensinoResumo
Uma avaliação do Ministério da Educação do Brasil mostrou que um dos problemas do processo ensino-aprendizagem de um curso de medicina era a falta de estímulo para a participação em eventos científicos. Este artigo relata a experiência da utilização de pôsteres e da redação de relatos de experiência como estratégia para superar a limitação apontada. O método de ensino utilizado para desenvolver esta experiência foi o Arco de Maguerez. No âmbito de um componente curricular de Saúde Coletiva, os alunos foram incentivados a desenvolver pôsteres científicos para apresentar as atividades desenvolvidas nas Unidades de Saúde ao longo do semestre. Nesse período, cada grupo desenvolveu três pôsteres, cada um com objetivos específicos. Foram realizadas apresentações e avaliações de posters em sala de aula e as dificuldades identificadas. Realizaram-se feedbacks apreciativos e revisão por pares que possibilitaram o aprimoramento dos pôsteres e a superação de dificuldades ao longo das apresentações. A experiência relatada neste trabalho mostrou-se eficaz para o desenvolvimento de competências relacionadas ao desenvolvimento acadêmico e científico, tem baixo custo e pode ser replicada em qualquer curso acadêmico.
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