Pôster como estratégia de ensino-aprendizagem para o incentivo a carreira científica de estudantes de graduação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v102i2e-202445

Palavras-chave:

Educação, História da medicina, Educação de graduação em medicina, Poster, Materiais de ensino

Resumo

Uma avaliação do Ministério da Educação do Brasil mostrou que um dos problemas do processo ensino-aprendizagem de um curso de medicina era a falta de estímulo para a participação em eventos científicos. Este artigo relata a experiência da utilização de pôsteres e da redação de relatos de experiência como estratégia para superar a limitação apontada. O método de ensino utilizado para desenvolver esta experiência foi o Arco de Maguerez. No âmbito de um componente curricular de Saúde Coletiva, os alunos foram incentivados a desenvolver pôsteres científicos para apresentar as atividades desenvolvidas nas Unidades de Saúde ao longo do semestre. Nesse período, cada grupo desenvolveu três pôsteres, cada um com objetivos específicos. Foram realizadas apresentações e avaliações de posters em sala de aula e as dificuldades identificadas. Realizaram-se feedbacks apreciativos e revisão por pares que possibilitaram o aprimoramento dos pôsteres e a superação de dificuldades ao longo das apresentações. A experiência relatada neste trabalho mostrou-se eficaz para o desenvolvimento de competências relacionadas ao desenvolvimento acadêmico e científico, tem baixo custo e pode ser replicada em qualquer curso acadêmico.

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Biografia do Autor

  • Mariana Hasse, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

    Graduada em Psicologia, com mestrado e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade de São Paulo. É professora adjunta da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia. Trabalha como docente nas áreas de ciências sociais e humanas em saúde na graduação e pós-graduação. Desenvolve pesquisas e projetos de extensão sobre saúde das mulheres, direitos sexuais e reprodutivos, saúde mental, produção de cuidado e intersetorialidade. É revisora de diversos periódicos das áreas de saúde coletiva e ciências sociais e humanas. 

  • Gustavo Antonio Raimondi, Universidade Federal de Uberlândia. Faculdade de Medicina

    Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia

  • Danilo Borges Paulino, Universidade Federal de Uberlândia. Faculdade de Medicina

    Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia

  • Wallisen Tadashi Hattori, Universidade Federal de Uberlândia. Faculdade de Medicina

    Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia

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Publicado

2023-04-03

Edição

Seção

Relato de Experiência/Experience Report

Como Citar

Hasse, M., Silva, C. N. ., Alves, F. F. ., Raimondi, G. A. ., Paulino, D. B. ., & Hattori, W. T. . (2023). Pôster como estratégia de ensino-aprendizagem para o incentivo a carreira científica de estudantes de graduação . Revista De Medicina, 102(2), e-202445. https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v102i2e-202445