Comparação dos modelos de trabalho na atenção primária em saúde por meio da análise de indicadores de desempenho

Autores

  • Jaqueline Batistuta Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, SP. Brasil. https://orcid.org/0000-0002-0050-8280
  • Altacílio Nunes Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, SP. Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v103i3e-219245

Palavras-chave:

Atenção primária em saúde, Avaliação em saúde, Gestão da qualidade, Tecnologia de baixo custo

Resumo

Este estudo tem como objetivo comparar dois modelos de trabalho assistencial desenvolvidos na Atenção Primária em Saúde (APS), por meio da avaliação dos resultados de indicadores de desempenho postulados pelo Programa Previne Brasil para comparação de performance de duas unidades de APS de Ribeirão Preto-SP, com populações adscritas semelhantes: a primeira com um modelo de trabalho convencional (Estratégia Saúde da Família – ESF), denominada Unidade A, e a segunda, de composição “parametrizada” (Equipe de Atenção Básica – EAB), denominada Unidade B. Os dados foram obtidos por meio do sistema Hygia, do e-Gestor AB e de dados estatísticos de B.I. (Business Inteligence), entre janeiro e dezembro de 2021. A unidade A alcançou um Indicador Sintético Final (ISF), representado pela média das notas ponderadas dos indicadores de cada unidade, equivalente ao valor de 6 para o ano de 2021, enquanto a Unidade B registrou um ISF de 3,4 no mesmo período, verificando-se que o modelo de Estratégia Saúde da Família (ESF) demonstrou um desempenho superior à Equipe de Atenção Básica (EAB) parametrizada, com uma discrepância percentual de 76,47%. De acordo com os indicadores do Programa Previne Brasil para o ano de 2021, o desempenho na gestão do processo de trabalho do modelo de assistência denominado ESF convencional foi maior que o do modelo denominado EAB parametrizada, com uma diferença superior a 75%.

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Biografia do Autor

  • Altacílio Nunes, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, SP. Brasil.

    Atualmente é Bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPQ - DT2 (01/03/2021 - 28/02/2024). Livre-Docente pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP) em 2015. Possui Doutorado em Medicina Tropical e Infectologia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro e Mestrado em Pediatria pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002). Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Itajubá/MG (1992). Cursou residência médica em pediatria e anestesiologia, além de MBA em Economia e Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP). Ex- Diretor do Hospital Universitário da Universidade de Uberaba e da Unidade Básica de Saúde Escola da Universidade de Uberaba, ex- Professor adjunto do Departamento de Medicina Social e Preventiva da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, ex-Professor de pediatria e anestesiologia do Curso de Medicina da Universidade de Uberaba. É revisor editorial convidado de vários periódicos científicos nacionais e internacionais. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em:: economia da saúde, avaliação de tecnologias em saúde, obesidade infantil, hipertensão arterial na infância, distúrbios nutricionais e metabólicos da infância, epidemiologia do HIV/AIDS, testes diagnósticos, epidemiologia de doenças infecciosas na infância. Atualmente é Coordenador do Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP (NATS-HCFMRP/USP) e Coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Gestão de Organizações de Saúde da FMRP/USP .

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Publicado

2024-06-24

Edição

Seção

Artigos Originais/Originals Articles

Como Citar

Batistuta, J., & Nunes, A. (2024). Comparação dos modelos de trabalho na atenção primária em saúde por meio da análise de indicadores de desempenho. Revista De Medicina, 103(3), e-219245. https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v103i3e-219245