EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA COM PROFISSIONAIS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO BÁSICO DE CUIABÁ-MT, 2023: RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v104i3.esp.e-236260Palavras-chave:
Atenção básica, Hipertensão arterial sistêmica, ProfessoresResumo
A hipertensão arterial sistêmica é uma condição médica em que a pressão sanguínea nas artérias do corpo está persistentemente elevada, o que pode causar complicações de saúde, sendo imprescindível a consulta periódica com um profissional da saúde para o acompanhamento adequado. Entre as ações realizadas na atenção básica para este público estão as ações de educação em saúde que promovem a atenção contínua, o autocuidado apoiado e a corresponsabilização no tratamento da hipertensão. Assim, este trabalho objetiva demonstrar a importância da vivência em educação em saúde cardiovascular para acadêmicos de medicina de uma universidade privada de Cuiabá-MT, 2023. Trata-se de um relato de experiência, a partir de uma ação de educação em saúde realizada com professores de uma escola municipal de ensino básico. A atividade educativa foi executada por acadêmicos do primeiro semestre de medicina, sob a supervisão direta da preceptora da unidade de saúde. Na ação educativa foi realizada a abordagem individual dos participantes. Foram levantadas informações sobre a característica demográfica e o estilo de vida. A partir dos fatores de risco observados, foram dadas as orientações pertinentes a cada caso. Realizou-se também a aferição da pressão arterial dos professores e demais profissionais presentes. Participaram da atividade educativa 12 profissionais da educação, sendo oito professores e quatro componentes da equipe pedagógica. Todos negaram o tabagismo e poucos referiram o consumo social de álcool. Dos participantes, quatro (33,3%) referiram ter o diagnóstico de hipertensão arterial e estes possuíam idade superior a 40 anos, sendo três mulheres e um homem. Os maiores valores pressóricos foram encontrados entre os professores. Foi enfatizado junto aos participantes a importância do acompanhamento na unidade básica de saúde, para o diagnóstico precoce da hipertensão, o tratamento e monitoramento dos indivíduos hipertensos, além de orientações referentes ao estilo de vida para a minimização dos fatores de risco. A realização desta atividade permitiu aos acadêmicos praticar as habilidades técnicas de aferição da pressão arterial, ampliar os conhecimentos acerca da fisiologia cardiovascular e as habilidades de educador em saúde ao orientar os participantes. Ações que possibilitem maior conhecimento da fisiologia do sistema cardiovascular no cotidiano são importantes para o desenvolvimento de competências do futuro médico.
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