Cultivando emoções: um projeto de extensão para promoção da cultura de paz na infância
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v104i3.esp.e-226263Palavras-chave:
Saúde Mental, Educação e MedicinaResumo
INTRODUÇÃO- O Programa Saúde na Escola (PSE) busca articular a escola e a atenção primária à saúde, promovendo o desenvolvimento dos estudantes por meio de ações de promoção à saúde e fortalecimento de políticas públicas. Utilizando o PSE como estrutura, desenvolvemos um projeto em uma Escola Municipal de Passo Fundo. Este projeto focou em atividades que promovem a reflexão e o respeito às emoções humanas, fortalecendo a conexão entre escola, família, comunidade e saúde. OBJETIVO-O objetivo foi fomentar o desenvolvimento da independência emocional dos alunos e promover o entendimento das relações intra e interpessoais presentes em suas rotinas, facilitando a construção de um ambiente escolar mais pacífico e colaborativo.METODOLOGIA-O projeto iniciou com uma pesquisa exploratória para identificar as demandas da comunidade escolar, especialmente em relação ao comportamento dos alunos do 4º ano, que apresentavam características de agitação e conflitos frequentes. A partir disso, em conjunto com o orientador, optou-se por trabalhar as temáticas do PSE focadas na promoção da cultura de paz e no entendimento das emoções.Foram realizados três encontros. No primeiro, foi exibido o filme “Divertidamente”, da Disney, para introduzir o tema sentimentos de forma acessível. No segundo, um jogo adaptado de "Imagem e Ação", que consistia em realizar mimicas das emoções vistas no filme, permitindo que os alunos refletissem sobre seus comportamentos. Por fim, no último encontro, os alunos registraram suas atitudes e pensamentos em um mural que permaneceu na sala como um lembrete de como lidar com o ânimo, principalmente a raiva.RESULTADOS-Os resultados foram documentados e compartilhados com a comunidade. A metodologia adotada possibilitou reflexões profundas sobre emoções e comportamentos, além de fortalecer os laços no meio acadêmico. Os encontros mostraram-se eficazes ao promover um ambiente mais acolhedor, no qual os alunos começaram a desenvolver habilidades socioemocionais essenciais, como empatia e solidariedade, promovendo um convívio mais harmonioso na escola.CONCLUSÃO-As atividades proporcionaram uma intervenção reflexiva importante, ampliando a compreensão sobre como lidar com emoções. O projeto destacou que o cuidado em saúde vai além das prescrições médicas, abrangendo também o desenvolvimento emocional e social, fatores fundamentais para o bem-estar dos estudantes e da comunidade escolar como um todo.
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