O Impacto do Projeto MadAlegria na Formação Humanizada e no Desenvolvimento de Empatia de Egressos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v104iesp.e-242593

Palavras-chave:

Humanização, Comportamento, Educação Médica, Voluntariado, Empatia

Resumo

Nas últimas décadas, observa-se, concomitantemente a um avanço expressivo no campo técnico-científico da saúde, o distanciamento expressivo nas relações interpessoais no cuidado. Tal cenário contrasta com a definição de Saúde proposta pela Organização Mundial da Saúde — como um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade1 — e com os princípios da Política Nacional de Humanização (PNH) do Sistema Único de Saúde, que reconhece a centralidade do sujeito em todas as dimensões do cuidado2.

No Brasil, adicionou-se à definição de Saúde o conceito de “direito fundamental do ser humano”, em 1990, através da Lei Orgânica da Saúde3. Além disso, com o intuito de valorizar os sujeitos envolvidos no cuidado, englobando usuários, profissionais e gestores, surgiu em 2003 a Política Nacional de Humanização, pautada em princípios como: Transversalidade, Indissociabilidade entre atenção e gestão, além de protagonismo, corresponsabilidade e autonomia dos sujeitos e coletivos2,4. A Humanização configura-se como um componente essencial tanto na prática clínica quanto na formação de profissionais da área da saúde. No ensino desses profissionais, o desenvolvimento de competências como empatia, escuta ativa e acolhimento é fundamental para garantir uma assistência centrada no paciente5-7. Contudo, observa-se um descompasso entre o avanço técnico-científico e a qualidade das interações humanas na atenção à saúde nas últimas décadas, o que reforça a necessidade de estratégias educativas voltadas à formação humanizada8-12.

Nesse contexto, o Projeto MadAlegria surgiu com o intuito de incentivar práticas humanizadas no aprendizado e no comportamento profissional de seus participantes. Criado em 2011 por estudantes e docentes da Universidade de São Paulo (USP), o MadAlegria é um projeto de Cultura e Extensão Universitária voltado à promoção da humanização na formação de profissionais de saúde, sobretudo na graduação, e melhora do ambiente hospitalar, tornando-o mais acolhedor para pacientes, acompanhantes e profissionais. O projeto utiliza desde 2012 duas linguagens artísticas lúdicas: palhaçaria (palhaços de hospital) e contação de histórias. As linguagens são usadas para o desenvolvimento de competências relacionais, como empatia, escuta ativa, trabalho em equipe e sensibilidade à experiência do outro13-15.

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Biografia do Autor

  • Santos, JA, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, São Paulo, SP. Brasil.

    Graduanda do curso de Fisioterapia pelo Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional (FOFITO) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Participa como uma das diretorias discentes do projeto de Cultura e Extensão "MadAlegria" da FMUSP desde 2022, cujo intuito é promover melhora do ambiente hospitalar  no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP) e Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) e estratégias para uma formação mais humanizada para estudantes da área da saúde. Desenvolveu em 2020 trabalho sobre empatia para disciplina de Neurociências na Universidade Federal do ABC (UFABC).

  • Ribeiro, LCSL, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, São Paulo, SP. Brasil.

    Graduanda do 6o semestre do curso de Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

  • Costa, PB, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Hospital das Clínicas, São Paulo, SP. Brasil.

    Possui graduação em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (2012) e doutorado pelo programa de Pós-Graduação em Cirurgia Torácica e Cardiovascular da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2020). Atualmente é Assistente de Direção da disciplina de Cirurgia Torácica do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas FMUSP, Professora Colaboradora da FMUSP e Conselheira na Diretoria no projeto voluntário de Cultura e Extensão da Faculdade de Medicina da USP: MadAlegria. Tem experiência na área Pesquisa Clínica e Banco de Dados, atuando principalmente nos seguintes temas: câncer de pulmão, nível socioeconômico, qualidade de vida e humanização da assistência.

  • Ferreira, EAG, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, São Paulo, SP. Brasil.

    Profa. Doutora do Curso de Fisioterapia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), responsável pela área de Fisioterapia em Saúde da Mulher, Fisioterapia em Dermatofuncional e docente de Cinesioterapia. Orientadora de pós graduação (mestrado e doutorado) no Programa de Pós Graduação em Obstetrícia e Ginecologia da FMUSP. No doutorado fez o software de análise postural SAPO/PAS utilizado amplamente no Brasil e no exterior. Fundadora e Coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Fisioterapia em Saúde da Mulher (Labfism USP) e coordenadora docente do Projeto de Humanização MadAlegria.Possui graduação em Fisioterapia pela FMUSP (1990) , mestrado em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da USP (1998) e doutorado em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP (2005). Cursou especialização no Método GDS pelo Institut des Chaînes musculaires et des Techniques GDS na Bélgica (2000). Título de especialista em Fisioterapia em Saúde da Mulher pela Associação Brasileira de Fisioterapia em Saúde da Mulher (ABRAFISM) / Coffito. Foi Diretora Científica da Abrafism e Diretora da Câmara de Fisioterapia da Uroginap (Associação Brasileira de Uroginecologia e Assoalho Pélvico). Tem interesse de pesquisa nos temas Saúde da Mulher, Assoalho Pélvico, Postura e Humanização. Desenvolve atividade clínica em consultório.

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Publicado

2025-12-04

Como Citar

Santos, J. A. dos ., Ribeiro, L. C. S. L., Costa, P. B. da ., & Ferreira, E. A. G. . (2025). O Impacto do Projeto MadAlegria na Formação Humanizada e no Desenvolvimento de Empatia de Egressos. Revista De Medicina, 104(esp.), e-242593. https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v104iesp.e-242593