O uso de tecnologias de informação e comunicação (TIC) em experiências de pós-graduação sobre promoção da saúde no Brasil e na Costa Rica

Autores

  • Ana Claudia Camargo Gonçalves Germani Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Departamento de Medicina Preventiva
  • Alfredo Almeida Pina de Oliveira Faculdade do Campo Limpo Paulista
  • Hellen Pimentel Ferreira Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina
  • Angela Cristina Yano Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina
  • Gabriela Murillo Sancho Universidade de Costa Rica, Escola de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v92i2p97-103

Palavras-chave:

Promoção da saúde, Educação em saúde, Tecnologia educacional, Tecnologia da informação, Relações interprofissionais, Educação de pós-graduação, Brasil, Costa Rica.

Resumo

As Conferências Internacionais de promoção da saúde ressaltam a necessidade de reorientação dos serviços como campo de ação da área. Em especial a Carta de Bangkok menciona as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Nesta direção, o ensino baseado em TIC surge como forma de fortalecer o aprender a aprender, também na área de promoção da saúde, tema ainda latente nas graduações. Objetivo: Descrever o uso das TIC em cursos de pós-graduação com foco na promoção da saúde. Método: Trata-se de uma análise descritiva das abordagens de ensino apoiadas em TIC em três experiências. A primeira, na modalidade de atualização/especialização (lato senso), é parte das ações de extensão do Departamento de Clínica Médica e vem incorporando as TIC ao longo de seus 10 anos de existência. A segunda experiência aborda uma disciplina de pós-graduação stricto senso do Programa de Saúde Coletiva, sob responsabilidade do Departamento de Medicina Preventiva. Por fim, é apresentada a disciplina de pós-graduação também stricto senso de Enfermagem da Faculdade de Medicina na Universidade da Costa Rica. Resultados: Apresentam-se quadros sintéticos sobre o uso de diferentes TIC bem como os objetivos pedagógicos pretendidos e a natureza da atividade. Conclusão: O atual uso das TIC evidencia a oportunidade de espaço e estímulo para construção e re-construção do conhecimento em Educação e Promoção da Saúde. Reconhecer as potencialidades e os limites do uso de TIC contribui para a formação interprofissional de promotores da saúde com ênfase em uma educação transformadora.

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Biografia do Autor

  • Ana Claudia Camargo Gonçalves Germani, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Departamento de Medicina Preventiva

    Médica. Professora Doutora do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP.
    E-mail: accggermani@usp.br

  • Alfredo Almeida Pina de Oliveira, Faculdade do Campo Limpo Paulista

    Enfermeiro. Doutorando e Mestre em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem em Saúde Coletiva da Escola de
    Enfermagem da Universidade de São Paulo – EEUSP. Docente da Faculdade de Campo Limpo Paulista (FACCAMP). E-mail:aapo_enf@
    yahoo.com.br

  • Hellen Pimentel Ferreira, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina
    Psicóloga. Mestre em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP.
  • Angela Cristina Yano, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina

    Médica. Especialista em Promoção da Saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP. 

  • Gabriela Murillo Sancho, Universidade de Costa Rica, Escola de Enfermagem

    Educadora e psicopedagoga, pós-graduanda do Mestrado em Saúde Pública com ênfase em gestão de saúde. Docente e pesquisadora na Escola de Saúde Pública e docente na Escola de Enfermagem, Faculdade de Medicina, Universidade de Costa Rica. 

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Publicado

2013-06-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Germani, A. C. C. G., Oliveira, A. A. P. de, Ferreira, H. P., Yano, A. C., & Sancho, G. M. (2013). O uso de tecnologias de informação e comunicação (TIC) em experiências de pós-graduação sobre promoção da saúde no Brasil e na Costa Rica. Revista De Medicina, 92(2), 97-103. https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v92i2p97-103