Diagnóstico e primeira manifestação de displasia arritmogênica de ventrículo direito em paciente sexagenário

Autores

  • Alexandre de Matos Soeiro Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Instituto do Coração, Unidade Clínica de Emergência.
  • Rodrigo S. Barbosa Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Hospital das Clínicas, Instituto do Coração.
  • Priscila G. Goldstein Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Instituto do Coração, Unidade Clínica de Emergência.
  • Maria Carolina Feres de Almeida Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Hospital das Clínicas, Instituto do Coração.
  • Carlos V. Serrano Jr Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Hospital das Clínicas, Instituto do Coração.
  • Múcio Tavares de Oliveira Jr Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Hospital das Clínicas, Instituto do Coração, Unidade Clínica de Emergência

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v93i1p22-25

Palavras-chave:

Displasia arritmogênica ventricular direita, Idoso.

Resumo

A displasia arritmogênica de ventrículo direito (DAVD) é uma das principais causas de morte súbita em indivíduos jovens. Suas manifestações e consequente diagnóstico costumam ser precoces ainda na adolescência ou no adulto jovem. Nesse contexto, o diagnóstico em doente sexagenário sem história familiar sugestiva ou sintomas prévios e com possibilidade de tratamento torna esse caso único na literatura.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Alexandre de Matos Soeiro, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Instituto do Coração, Unidade Clínica de Emergência.
    Médico(a) Cardiologista Assistente da Unidade Clínica de Emergência – Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP).
  • Rodrigo S. Barbosa, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Hospital das Clínicas, Instituto do Coração.
    Médico Residente em Cardiologia do InCor – HCFMUSP. Unidade Clínica de Emergência – Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
  • Priscila G. Goldstein, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Instituto do Coração, Unidade Clínica de Emergência.
    Médico(a) Cardiologista Assistente da Unidade Clínica de Emergência – Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP).
  • Maria Carolina Feres de Almeida, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Hospital das Clínicas, Instituto do Coração.
    Médica Cardiologista Plantonista da Unidade Clínica de Emergência – InCor – HCFMUSP. Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP).
  • Carlos V. Serrano Jr, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Hospital das Clínicas, Instituto do Coração.
    Médico Cardiologista Diretor da Unidade Clínica de Aterosclerose e Professor Livre-Docente – InCor – HCFMUSP. Unidade Clínica de Emergência – Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
  • Múcio Tavares de Oliveira Jr, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Hospital das Clínicas, Instituto do Coração, Unidade Clínica de Emergência
    Médico Cardiologista Diretor da Unidade Clínica de Emergência – InCor – HCFMUSP. Unidade Clínica de Emergência – Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2014-10-23

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Soeiro, A. de M., Barbosa, R. S., Goldstein, P. G., Almeida, M. C. F. de, Serrano Jr, C. V., & Oliveira Jr, M. T. de. (2014). Diagnóstico e primeira manifestação de displasia arritmogênica de ventrículo direito em paciente sexagenário. Revista De Medicina, 93(1), 22-25. https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v93i1p22-25