Manifestação clínica-epidemiológica do Schwannoma vestibular

uma revisão de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v98i6p427-430

Palavras-chave:

Schwannoma vestibular, Epidemiologia, Diagnóstico, Complicações

Resumo

O Schwannoma vestibular (SV) responde por 8% dos tumores intracranianos e por 90% dos tumores do ângulo ponto-cerebelar. Entretanto, ainda existem poucos trabalhos que abordem o quadro clínico desencadeado por esse tumor. O objetivo desse trabalho é descrever as manifestações clínicas e epidemiológicas do SV. Trata-se de uma revisão de literatura. Foram pesquisados artigos publicados entre 2012-2017 na base de dados Pubmed Central®. Os termos utilizadosna pesquisa desses artigos foram: 1) “schwannoma/vestibular”; 2) “acoustic/neuroma”. Foram identificados 1.497 e 1.016 artigos a partir dos termos 1 e 2, respectivamente. Entretanto, foram analisados apenas 60 artigos a partir de cada termo, totalizando um levantamento de 120 artigos. Com a exclusão das nove repetições, restaram 111 artigos. Esses artigos foram selecionados mediante a leitura do título e do resumo. Foram excluídos os artigos com desenho do tipo relato de caso. Desse modo, foram selecionados 14 artigos. Os dados analisados nesses artigos foram: 1) descrição conceitual do SV; 2) epidemiologia (porcentagem por sexo e faixa etária) do SV; 3) expressão percentual da prevalência dos sintomas do SV. Foram utilizados oito, sete e cinco artigos nas análises 1, 2 e 3, respectivamente. Esse trabalho observou que as mulheres são mais acometidas do queos homens, que a idade média mais afetada está entre a quinta e a sexta década de vida. Quanto aos sintomas, baixa auditiva e zumbidos são os mais frequentes, estando comumente associados. O conhecimento dessa epidemiologia é relevante para o aprimoramento do manejo clínico dos pacientes com SV.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mateus de Sousa Rodrigues, Universidade Federal do Vale do São Franscisco

    Discente de medicina na Universidade Federal do Vale do São Franscisco (UNIVASF). Pesquisador CNPq-UNIVASF. Membro da Liga Acadêmica de Urgência e Emergência da UNIVASF.

  • Leonardo Fernandes Santana, Universidade Federal do Vale do São Franscisco

    Diretor de Pesquisa da Liga Acadêmica de Clínica Médica (LACLIM)

  • Gabriel Almeida Araújo, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

    Discente de Medicina da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

  • Orlando Vieira Gomes, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

    Professor Mestre do curso de medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

  • Renato Bispo de Cerqueira Filho, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

    Professor de Neurologia do Curso de Medicina da UNIVASF. Neurologista Clínico e Intervencionista no Hospital NEUROCARDIO.

  • Cleison Wellington Amorim Brito, Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba (FCM-PB)

    Médico Residente em Cirurgia Geral. Curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba (FCM/PB).

Referências

Downloads

Publicado

2019-11-27

Edição

Seção

Artigos de Revisão/Review Articles

Como Citar

Rodrigues, M. de S., Santana, L. F., Araújo, G. A., Gomes, O. V., Filho, R. B. de C., & Brito, C. W. A. (2019). Manifestação clínica-epidemiológica do Schwannoma vestibular: uma revisão de literatura. Revista De Medicina, 98(6), 427-430. https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v98i6p427-430