Sobre a Revista
Foco e Escopo
A Revista Estudos Culturais é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP). A revista incentiva a submissão de manuscritos originais em todas as vertentes dos Estudos Culturais e de áreas afins.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
CHAMADA PARA EDIÇÃO N.10 (2025)
Museologia e tempo presente: educação, cultura e diversidades
Organizadores: Jaqueline A. M. Zarbato (UFSC- PPGEDu/UFMS/CPTL), Maristela Carneiro (PPGECCO/UFMT) e Ricardo Santhiago (Unifesp/USP/Udesc)
O dossiê "Museologia e tempo presente: educação, cultura e diversidades" visa reunir estudos, pesquisas, experiências visuais e artísticas que sejam fundamentadas pelo prisma da museologia de gênero, social e educacional, perpassando enfoques sobre cultura visual, exposições e coleções, material educativo, usos das tecnologias, virtualidade, evidências históricas, expressões artísticas, aporte das diversidades culturais ampliando e aprofundando a perspectiva da museologia entrelaçada com outros campos de conhecimento, como História, Educação, Estudos Culturais, religiosidades, relações de gênero, entre outras. Espera-se que as contribuições envolvam análises críticas, práticas discursivas e narrativas, memórias e fontes que possam contribuir para a materialidade da cultura de museus como espaços de aprendizagem no tempo presente. Define-se o presente na dimensão proposta por François Hartog (2013), como um regime de historicidade assinalado por uma progressiva invasão do horizonte por um presente mais e mais ampliado, que interroga os saberes e as práticas profissionais estabelecidas conclamando a uma maior sintonia com as transformações e demandas sociais.
Algumas das abordagens, entre outras, que o dossiê pode comportar estão:
- Museus como espaços de educação para a diversidade;
- Museus digitais, mídias sociais e participação popular;
- Abordagens decoloniais em museus e práticas curatoriais;
- Musealização da memória, do material e do imaterial;
- Museologia social e arquivologia social: novas aproximações;
- Violência, trauma e reparação sob a perspectiva museológica.
SUBMISSÕES até 31/03/2025
Aceitamos manuscritos não incluídos no tema do dossiê para publicação na sessão Varia.
E-mail:
revistaestudosculturais@gmail.com