Pokémon e as fronteiras da identidade nas diferentes plataformas midiáticas
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2446-7693i9p124-144Palavras-chave:
Pokémon, Identidade, Performance, GêneroResumo
Pokémon é uma franquia midiática japonesa que compreende uma imensa gama de produtos, caracterizando-se por seu viés transmidiático. As narrativas que atravessam a franquia giram em torno de criaturas fictícias que se destacam por seus designs e padrões de comportamento. Nessa investigação, buscamos observar como se formulam identidades no diálogo entre os aspectos gráficos utilizados na construção de personagens em Pokémon e questões de gênero, performances e sexualidades. Para tanto, buscou-se por base a análise de diferentes produções de Pokémon responsáveis pela materialização de narrativas que, por seus atributos imagéticos e dinâmicas dos enredos, projetaram reflexões acerca das representações e performances de seus personagens em relação a gêneros e sexualidades.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Miguel Vale de. Corpos marginais, notas etnográficas sobre páginas “de polícia” e páginas “de sociedade”. Cadernos Pagu, n. 14, p. 129-147, 2000.
BALKOVEC, Joe. The Pokémon Anime's Character Names Are Hiding Several Real World References. ScreenRant, 03/11/2023.
BUCKINGHAM, David; SEFTON-GREEN, Julian. Gotta Catch 'em all: Structure, Agency and Pedagogy in Children”s Media Culture. Media, Culture & Society, v. 25, n. 3, 2003, p. 379-399.
CONNELL, Robert W. Políticas da masculinidade. Educação & Realidade, v. 20, n. 2, p. 185-206, 1995.
DALIOT-BUL, Michal. Reframing and reconsidering the cultural innovations of the anime boom on US television. International Journal of Cultural Studies, v. 17, n. 1, p.75-91, 2013.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: Capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Editora 34, 1995. GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Ed. Guanabara, 1989.
GROSSI, Miriam. Masculinidades: uma revisão teórica. Antropologia em primeira mão, n. 75, p. 4-37, 2004.
HARAWAY, Donna. “Gênero” para um dicionário marxista: política sexual de uma palavra. In: Cadernos Pagu, n. 22, p. 201-246, 2004.
ITO, Mizuko. Media Literacy and Social Action in a Post-Pokemon World. Mimi Ito, 24/02/2009. Disponível em <http://www.itofisher.com/mito/publications/media_literacy.html>. Acesso em: 10 jan. 2021.
ITO, Mizuko. Mobilizing the Imagination in Everyday Play: The Case of Japanese Media Mixes. In: SONVILLA-WEISS, Stefan. Mashup Cultures. Nova York: Springer, 2010, p. 79-97.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2006.
LEMOS, André. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sulina, 2010.
MAFFESOLI, Michel. Pós-modernidade. Comunicação e Sociedade, v. 18, p. 21-25, 2011.
MONTEIRO, Marko. Corpo e masculinidade na revista VIP Exame. Cadernos Pagu, n. 16, p. 235-266, 2001.
PISCITELLI, Adriana. Gênero: a história de um conceito. In: BUARQUE DE ALMEIDA, H.; SZWAKO, J. (Org.). Diferenças, igualdade. São Paulo: Berlendis & Vertecchia, 2009, p. 116-148.
SCHECHNER, Richard. Performance Studies: An Introduction. Nova York: Routledge, 2002.
SCHERCHNER, Richard. Performed Imaginaries. New York: Routledge, 2015.
THE POKÉMON COMPANY. Pokedex. Disponível em <https://www.pokemon.com/br/pokedex/>. Acesso em: 10 jan. 2021.
TOLEDO, Mario. A origem dos games: Pokémon. NParty, 14/04/2012. Disponível em: <http://www.nparty.com.br/2012/04/n-gold-origem-dos-games-pokemon.html> Acesso em: 11 dez. 2020.
TURNER, Victor W. The Anthropology of Performance. New York: PAJ Publications, 1988.
WATSON, Matthew. Translation Studies: Shifts in Domestication and Foreignisation in Translating Japanese Manga and Anime (Part Four). Kagoshima Junshin College Repository, v. 50, p. 87-97, 2020.
WIKIMIDIA COMMONS. Categoria: Game Boy. Disponível em <https://www.pokemon.com/br/pokedex/>. Acesso em: 10 jan. 2021.
Referências audiovisuais
EU escolho você (temporada 1, episódio 1). Pokémon. Masamitsu Hidaka. Japão: OLM Team Ota, 1997. 1 DVD (22 min.), sonoro, colorido.
FÉRIAS em Acapulco!, (temporada 1, episódio 18). Pokémon. Masamitsu Hidaka.
Japão: OLM Team Ota, 1997. 1 DVD (23 min.), sonoro, colorido.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Estudos Culturais

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.