Sobre a Revista
A Revista de Estudos Culturais é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP). A revista incentiva a submissão de artigos originais e resenhas em todas as vertentes dos Estudos Culturais.
Edição Atual
A Revista de Estudos Culturais é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP).
Edição completa
ENTREVISTA
ARTIGOS
CHAMADA PARA O VOLUME 12 (2026)
Juventudes e relações de gênero no cenário contemporâneo
Organizadoras: Graziela Serroni Perosa e Régia Cristina de Oliveira.
A Revista de Estudos Culturais do Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais da EACH (USP) abre chamada para a submissão de ensaios, resenhas e apresentação de resultados de pesquisas teóricas e empíricas que contribuam para a ampliação da compreensão das relações entre gênero e juventude, no momento contemporâneo, a partir da focalização em diversos âmbitos da vida social, dentre os quais a família, a escola, o trabalho, o lazer e as práticas juvenis que as acompanham, pensando na combinação e intersecção de diferentes marcadores sociais, de classe, gênero, cor/raça, local de moradia, religião, entre outros, e em diferentes contextos nacionais/locais que diversificam experiências. Busca-se também considerar discursos e representações que informam as práticas, reproduzem e/ou reveem estereótipos e papéis de gênero. Há muito tempo a literatura especializada nacional e internacional, em diversas áreas, com destaque para a sociologia, antropologia e educação, vêm abordando a heterogeneidade da juventude, da qual faz parte a categoria gênero. Serão bem-vindos estudos com diferentes temáticas, da educação básica às notícias de jornal e mídias sociais e também estudos sobre situações de assédio e violências, até controvérsias políticas em torno da educação sexual na escola e os modos diversos e desiguais de inserção e permanência no mercado de trabalho. Serão bem recebidos ainda estudos sobre saúde mental, violências e bullying nas escolas relacionadas, dentre outros temas que mostram a relevância em privilegiar a dimensão de gênero como um dos importantes marcadores sociais da diferença e da desigualdade nos estudos sobre as juventudes no momento contemporâneo. São, assim, abarcados por essa proposta trabalhos tematizando:
- Representações de gênero e processos de socialização na escola, na família, entre pares, em bairros ou comunidades específicas;
- Trajetórias escolares e relações de gênero;
- Juventude, gênero e mercado de trabalho;
- Políticas públicas, gênero e juventude;
- Mídias, juventude e gênero;
- Formação das identidades de gênero e orientação sexual nas novas gerações;
- Juventude e violências de gênero;
- (Novas) Masculinidades;
- Jovens trans e casais jovens não-normativos;
- Bem-estar e saúde mental na juventude.
SUBMISSÕES ATÉ 31/03/2026
E-mail:
revistaestudosculturais@usp.br