Lobbies alimentares
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2596-3147.v1i1p53-67Palavras-chave:
Lobbies alimentares, Alimento saudável, PoderResumo
Este estudo conceitual se debruça sobre lobbies alimentares – atividades políticas legais designadas para influenciar o congresso, as agências federais e o governo, propondo leis que beneficiem as companhias alimentares e os grupos de commodities agrícolas em detrimento dos interesses e das preocupações da saúde coletiva. O tema, central na pesquisa de Marion Nestle desde a década de 1990, é essencial para discutir a construção social do conceito de alimento saudável sob a ótica do neoliberalismo. No entanto, nenhuma de suas publicações foi ainda traduzida para a língua portuguesa. O artigo mobiliza jornalistas e autores das áreas de Ciências Social e Política e oferece um estímulo para futuras pesquisas nessa área de conhecimento, sem a pretensão de abarcar o amplo alcance das publicações de Marion Nestle.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
