O efeito de padronização de corpos, dietas e regimes pelo discurso médico

alimentação nas enciclopédias

Autores

  • Phellipe Marcel da Silva Esteves Universidade Federal Fluminense. Setor de Linguística

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2596-3147.v1i1p124-139

Palavras-chave:

Alimentação, Enciclopédias, Análise do Discurso

Resumo

Neste artigo, tomaremos como material de análise enciclopédias publicadas no Brasil de 1958 a 1973, procurando investigar, de modo geral, de que maneira os sentidos sobre comida e alimentação circulam em meados do século XX nesses instrumentos, e, especificamente, quais as relações entre comida, alimentação, corpo, gênero e sujeito na fase de publicação das enciclopédias investigadas, quando elas se multiplicam e se popularizam no sistema editorial brasileiro.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Phellipe Marcel da Silva Esteves, Universidade Federal Fluminense. Setor de Linguística

    Professor adjunto do Setor de Linguística da Universidade Federal Fluminense, onde também concluiu seu doutorado. Formado em Comunicação Social (Jornalismo) pela UFRJ e com mestrado em Letras (Língua Portuguesa) pela Uerj, sempre se interessou por investigar questões relativas à alimentação e à comida duma perspectiva materialista. Em 2017, publicou o livro Discurso sobre alimentação nas enciclopédias do Brasil: Império e Primeira República, pela Eduff, decorrente de sua tese de doutorado. Em breve, lançará um volume acerca da história das enciclopédias no Brasil, intitulado Desejo de enciclopédia: o saber total, resultado de uma residência de pesquisa na Fundação Biblioteca Nacional (PNAP-R) e ganhador de fomento para editoração da Faperj (APQ3).

Referências

Downloads

Publicado

2019-03-28

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Esteves, P. M. da S. (2019). O efeito de padronização de corpos, dietas e regimes pelo discurso médico: alimentação nas enciclopédias. Revista Ingesta, 1(1), 124-139. https://doi.org/10.11606/issn.2596-3147.v1i1p124-139