Apresentação do primeiro número da Revista Ingesta
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2596-3147.v1i1p9-11Palavras-chave:
História da Alimentação, História das Bebidas, História das Drogas, HistoriografiaResumo
A história da alimentação, das bebidas e das drogas se constitui como um campo de circunscrição temática e conceitual de elementos distintos, mas sobrepostos. Os estudos sobre comida, bebidas alcoólicas e outras drogas se inscreveram nas tentativas de analisar o cerne da vida cotidiana e que é também a matéria-prima da economia, ou seja, as práticas que podemos chamar de ingestões. Ingerir é assimilar no corpo produtos externos que se consubstanciam na própria carne constituindo assim o seu alimento reprodutor, mas também reguladores psicofisiológicos que desde as épocas mais arcaicas foram encontrados com a fermentação de matérias orgânicas e a riqueza psicoativa da flora. Por isso, denominamos essa revista que apresenta agora o seu primeiro número de Ingesta, ou seja, ingestões que esperamos sejam também digestivas e nutritivas. Temos, aqui, um cardápio amplo de temas que tratam de muitos aspectos, sob olhares quase sempre ancorados em pesquisas monográficas muito ricas que investigam manifestações peculiares de nossa relação com o que se come ou se bebe, como isso se faz, com quais significados e com que repercussões.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).