Diversidade no prato

a experiência da Rede PANC-Bahia

Autores

  • Luiz Enrique Vieira de Souza Universidade Federal da Bahia. Departamento de Sociologia
  • José Geraldo de Aquino Assis Universidade Federal da Bahia. Instituto de Biologia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2596-3147.v1i2p38-48

Palavras-chave:

Plantas Alimentícias Não Convencionais, Rede PANC-Bahia, Paradoxo do carnívoro, Segurança alimentar

Resumo

O objetivo desta pesquisa consiste em apresentar uma reflexão histórica e sociológica sobre as Plantas Alimentícias Não-Convencionais (PANC) com base em dois eixos centrais. Em primeirolugar,discutimosaimportânciamarginal das PANC no modelo alimentar hegemônico como leitmotiv para uma releitura crítica do “paradoxo do onívoro”, tal como formulado por Claude Fischler. Assim, ao diferenciarmos as razões contraditórias que se opõem ou que favorecem a inclusão dessas plantas nas cadeias de produção e consumo, adotamos um tipo de procedimento teórico- metodológico que confere maior historicidade e concretude às discussões acerca das fronteiras dinâmicas do “comestível”. Em segundo lugar, apresentamos a experiência da Rede PANC-Bahia como uma modalidade original de ativismo alimentar que desenvolve uma série de estratégias orientadas pela valorização da sociobiodiversidade com o propósito de contribuir para a ampliação do cultivo de PANC e sua maior inserção nas dietas das populações rurais e urbanas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luiz Enrique Vieira de Souza, Universidade Federal da Bahia. Departamento de Sociologia

    Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo. Desenvolve atualmente pesquisa de pós-doutorado em Sociologia Ambiental pela Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais da Universidade de Campinas. Professor do Departamento de Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

  • José Geraldo de Aquino Assis, Universidade Federal da Bahia. Instituto de Biologia

    Professor do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia.

Referências

Downloads

Publicado

2019-11-29

Como Citar

Souza, L. E. V. de, & Assis, J. G. de A. (2019). Diversidade no prato: a experiência da Rede PANC-Bahia. Revista Ingesta, 1(2), 38-48. https://doi.org/10.11606/issn.2596-3147.v1i2p38-48