A estética dos sabores e do poder
os cardápios da Coleção Washington Luís Pereira de Sousa. Brasil (1889-1930)
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2596-3147.v1i2p79-80Palavras-chave:
História da alimentação, Práticas alimentares, Sociabilidade, Política-Brasil (1889-1930)Resumo
O propósito desta pesquisa é estudar os banquetes como espaços e instrumentos de poder que engendravam a teia política durante a Primeira República. Busca-se analisar aspectos das práticas alimentares, colocando em perspectiva histórica as ações comportamentais de um segmento da sociedade – elites econômica, política e cultural –, que tornam visíveis a alimentação como uma linguagem de pertencimento social e de fortalecimento da imagem de unidade e modernidade do Estado.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2019-11-30
Edição
Seção
Caderno de Resumos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
Abrahão, E. M. (2019). A estética dos sabores e do poder: os cardápios da Coleção Washington Luís Pereira de Sousa. Brasil (1889-1930). Revista Ingesta, 1(2), 79-80. https://doi.org/10.11606/issn.2596-3147.v1i2p79-80