A necessidade um olhar biopsicosociocultural na ciência da Nutrição
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2596-3147.v1i2p85Palavras-chave:
Nutrição, Interdisciplinaridade, Alimentação, NutricionismoResumo
A Nutrição, classicamente classificada como uma disciplina da área das biológicas, infelizmente tem focado muito apenas os nutrientes, sendo caracterizada hoje até pelo nutricionis- mo: foco tão grande no nutriente e energia que faz as pessoas esquecerem que comem comida. Concordamos com alguns pesquisadores que afirmam que a Nutrição pode ser quase classificada como “uma racionalidade científica do comer”. A interdisciplinaridade na área da alimentação é fundamental, e a Nutrição como ciência precisa aprender muito com historiadores, antropólogos, sociólogos e outros pesquisadores das ciências humanas, para resgatar o foco no alimento – que vem antes do nutriente; e também o foco no ser humano comedor e consumidor – que vem antes de um processo fisiológico e metabólico de assimilação de nutrientes. Alguns pesquisadores da área da Nutrição têm se debruçado sobre o tema alimento e seus arredores socioculturais e psicológicos, mas há muito a ampliar nesse sentido, e a interdisciplinaridade é, portanto, fundamental. Esta necessidade se evidencia também pelo fato de que nunca se falou tanto de Nutrição e o acesso às informações sobre o tema nunca foi tão amplo (mesmo havendo desinformação e controvérsias), mas as pessoas não estão mais saudáveis: os índices de obesidade e transtornos alimentares e doenças crônicas não transmissíveis atestam isto. Mais do que nunca é preciso entender os múltiplos fatores envolvidos nas decisões sobre o que comer, e apenas parâmetros nutricionais numéricos de necessidades e recomendações não vão responder às demandas da atualidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).