Italian heritage cuisine
memories, cultures, and identities of a shared treasure
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2596-3147.v1i2p225Keywords:
Memory, Identity, Culture, Heritage culture, Italian immigrationAbstract
Cerca de um milhão e meio de italianos chegaram ao Brasil entre 1870 e 1970. Desse total, 70% permaneceram em São Paulo e influenciaram na fala, nos costumes e na mesa dos paulistanos. Eles trouxeram um repertório cultural particular e ingredientes até então desconhecidos pela maior parte da população brasileira. Diante de uma sociedade tão diversa, os imigrantes viram na culinária uma maneira de preservação da própria identidade. Assim como a língua, a cozinha evidencia uma identificação cultural, carrega o sentimento de pertencimento de uma comunidade, revela o valor social, sinaliza a origem e os laços afetivos de quem a consome e traz imbricadas memórias e costumes.
“A cozinha de herança italiana: memórias, cultura e identidade de um tesouro compartilhado” parte dos testemunhos de imigrantes italianos que deixaram o país de origem por melhores oportunidades, sonhos e amores. Os caminhos que os conduziram à cozinha foram diversos. Em comum, os relatos revelaram a dificuldade de sobrevivência em localidades diferentes da pátria-mãe e a importância da culinária como meio de preservação da própria história de vida, língua e cultura. Como parte de uma pesquisa de doutorado em andamento, esta comunicação pretende abordar a comida caseira dos primeiros imigrantes italianos que aqui chegaram, segue pelo conceito de “cozinha da mamma” e criação da expressão “cozinha cantineira”, enquanto espelho de uma culinária adaptada, criativa e transgressora – se comparada às inspirações clássicas italianas –, mas carregada de histórias, memórias e emoções que temperam as receitas que resistem aos efeitos do tempo e refletem a italianidade presente no cardápio brasileiro.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
1. Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
2. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg. publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
3. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg. in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work (See The Effect of Free Access).