A construção social do “problema da droga” na Argentina, 1919-2018

Autores

  • Florencia Corbelle Universidad de Buenos Aires. Facultad de Filosofía y Letras, Instituto de Ciencias Antropológicas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2596-3147.v1i1p14-40

Palavras-chave:

Drogas, Argentina, Políticas de drogas, História, Século 20

Resumo

Este artigo analisa a forma como o "problema da droga" foi construído na Argentina desde o início do século XX até o presente. Seu objetivo é explicar a forma como a sanção de certas leis se entrelaçou, em diversos contextos políticos, com certas instituições, suas burocracias, normas, lógicas operacionais e práticas diárias. A reconstrução destas formas de intervenção estadual é importante para compreender as políticas públicas atuais e os debates parlamentares em matéria de drogas, bem como os vigentes modelos de atenção e a forma como as atuais leis são aplicadas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Florencia Corbelle, Universidad de Buenos Aires. Facultad de Filosofía y Letras, Instituto de Ciencias Antropológicas

    Doutora em Antropologia Social pela Facultad de Filosofía y Letras da Universidad de Buenos Aires (FFyL, UBA), licenciada en Ciências Antropológicas (2010) e professora de Enseñanza Media y Superior em Ciências Antropológicas (2008) pela mesma universidade. Desde 2010, integra, como bolsista, diversos projetos de pesquisa do Programa de Antropología Política y Jurídica, com sede no Instituto de Ciencias Antropológicas (FFyL, UBA). Obteve três bolsas por concurso, nas categorias de pós-graduação e pós-doutorado, do Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (Conicet). Desde 2016, é primeiro assistente da disciplina Antropología Sistemática I do curso de Ciências Antropológicas (FFyL-UBA), e, desde 2010, é membro de equipes docentes de seminários de graduação e pós-graduação ditados pela Equipo de Antropología Política y Jurídica na Universidad de Buenos Aires. Em suas pesquisas, vem analisando políticas públicas, práticas policiais e judiciais, e reformas legislativas em matéria de drogas; uso e venda de substâncias psicoativas ilegais; e o ativismo político dos grupos de usuários destas substâncias. É autora do livro "El activismo político de los usuarios de drogas: De la clandestinidad al Congreso Nacional" (2018), assim como de capítulos e artigos em livros e revistas nacionais e estrangeiras. Também apresentou trabalhos em diversos encontros e eventos científicos de sua especialidade.

Referências

Downloads

Publicado

2019-03-28

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Corbelle, F. (2019). A construção social do “problema da droga” na Argentina, 1919-2018. Revista Ingesta, 1(1), 14-40. https://doi.org/10.11606/issn.2596-3147.v1i1p14-40