Comida e diversão

um holandês "comedor" na Bahia nos inícios do século XIX

Autores

  • Jeferson Afonso Bacelar Universidade Federal da Bahia. Centro de Estudos Afro-Orientais

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2596-3147.v1i1p187-210

Palavras-chave:

Viajantes estrangeiros, Comida, Prazeres da mesa e da cama, Bahia

Resumo

Uma característica marca o trabalho que venho realizando sobre os viajantes estrangeiros na Bahia no século XIX: a abordagem deles sobre o que comiam. O jovem holandês Ver Huell foi um viajante singular, começando pela permanência involuntária por quase três anos na Bahia. Convivendo em diferentes espaços sociais, conheceu os variados planos da culinária baiana, sobretudo o das camadas populares de Salvador. Com pequenas adversidades, passou a maior parte do tempo no lazer e na diversão, aproveitando também para saborear as “carnes tropicais”. Pouco se conhece de viajante estrangeiro que, como Ver Huell, tenha se adaptado tão bem à realidade social e ao regime alimentar dos baianos, aos prazeres da mesa e da cama.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jeferson Afonso Bacelar, Universidade Federal da Bahia. Centro de Estudos Afro-Orientais

    Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia, professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos da UFBA, coordenador adjunto do Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO), pesquisador e coordenador do Programa de Estudos e Pesquisas da Alimentação do CEAO. 

Referências

Downloads

Publicado

2019-03-28

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Bacelar, J. A. (2019). Comida e diversão: um holandês "comedor" na Bahia nos inícios do século XIX. Revista Ingesta, 1(1), 187-210. https://doi.org/10.11606/issn.2596-3147.v1i1p187-210