Cura espiritual, biomedicina e intermedicalidade no Santo Daime
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2596-3147.v1i1p250-267Palavras-chave:
Santo Daime, Espiritualidade, Terapia, Intermedicalidade, Recursos biomédicosResumo
Este trabalho toma como ponto de partida a descrição do sistema de cuidados da saúde da comunidade do Santo Daime Céu da Mantiqueira, localizada no sul do estado de Minas Gerais. Este sistema de cuidados da saúde é caracterizado por uma pluralidade de práticas terapêuticas provenientes de diferentes campos; pela presença de um numero expressivo de profissionais da área da saúde; e pela incorporação de recursos biomédicos. Procuro aqui compreender a estreita imbricação entre essas diferentes práticas e paradigmas terapêuticos a partir do conceito de intermedicalidade, desenvolvido no âmbito dos estudos sobre saúde indígena, visando dar conta de contextos caracterizados pela convivência de sistemas médicos distintos. Com base no estudo de caso sobre o Céu da Mantiqueira, argumento que as fronteiras entre espiritualidade e terapia, entre os usos rituais/religiosos e os usos terapêuticos da ayahuasca, entre ciência e religião são porosas e difusas, se interpenetram e se misturam.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
