Incorporando relações

aproximações antropológicas sobre comida e risco

Autores

  • Lis Furlani Blanco Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2596-3147.v1i1p101-123

Palavras-chave:

Comida, Risco, Política, Materialidade, Farinata

Resumo

O objetivo deste artigo é tratar das relações entre “comida” e “risco” a partir do pressuposto de que a comida carrega com ela, para além de simbolismo, materialidades que são incorporadas, literalmente, através do ato de ingestão. Este texto, além da ambição de contribuir com uma revisão teórica sobre a temática da alimentação na Antropologia, pretende propor uma abordagem metodológica sobre comida que vá mais além de sua definição como linguagem, ou como mediador social, compreendendo-a enquanto objeto promulgador de realidade. A maneira como definimos comida definiria não só a materialidade daqueles que a incorporam, mas as próprias relações que estes estabelecem com o mundo, e o “risco” seria o recorte pelo qual podemos entender como um objeto é definido como comida em um contexto que é muitas vezes concebido como a antítese da cultura: o contexto da pobreza extrema. Para tanto, articularei a discussão mais atual sobre o projeto da “farinata”, do ex-prefeito João Doria Júnior, em relação a cenas etnográficas resultantes de minha pesquisa de campo, em 2013, na cidade de São Paulo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lis Furlani Blanco, Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas

    Bacharel e licenciada (2011) em Ciências Sociais e mestra (2015) em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas. Foi pesquisadora visitante no Odela, UB, Espanha. Doutoranda em Antropologia Social pela Unicamp e bolsista Fapesp, desenvolve pesquisas acerca de temas da Antropologia da Alimentação e Antropologia Política. Atualmente é pesquisadora visitante na Universidade da Califórnia, Berkeley.

Referências

Downloads

Publicado

2019-03-28

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Blanco, L. F. (2019). Incorporando relações: aproximações antropológicas sobre comida e risco. Revista Ingesta, 1(1), 101-123. https://doi.org/10.11606/issn.2596-3147.v1i1p101-123