A ciência é uma ideologia?
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2447-9020.intelligere.2016.112277Palavras-chave:
Ciência e ideologia, verdade e falsidade, Georges CanguilhemResumo
Pretende-se mostrar que, mesmo independentemente de a resposta à pergunta ser positiva ou negativa, no mínimo a atividade científica pode ser ideológica. Para isto é necessário explorar o conceito de ideologia e tentar defini-lo com maior precisão, o que será empreendido a partir de um ensaio de Georges Canguilhem sobre as ideologias científicas. Torna-se interessante e oportuno pensar na questão em sua plenitude e não restrita às ciências sociais, especialmente considerando a pretensa objetividade das ciências naturais.
Downloads
Downloads
Publicado
2016-05-27
Edição
Seção
Dossiê
Licença
Autores que publicam em Intelligere concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Como Citar
Santos Filho, G. M. dos. (2016). A ciência é uma ideologia?. Intelligere, 2(1), 100-111. https://doi.org/10.11606/issn.2447-9020.intelligere.2016.112277