Philippe Ariès e a história no tempo
O registro francês de um historiador outsider
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2447-9020.intelligere.2019.162129Palavras-chave:
Teoria da História, História da História, História da Historiografia, Escrita da História, História da Cultura, Cultura HistóricaResumo
O estudo investiga a biografia e o percurso profissional de Philippe Ariès [1914-1984], historiador francês pouco divulgado no cenário brasileiro, que é considerado um precursor da História das Mentalidades e um expoente da renovação da Escrita da História no século XX. O artigo enseja, nestes traços, desvelar a formação do historiador, fazendo conhecer a sua cultura política e histórica, esferas estas que foram seminais no executar de seu posterior ofício historiográfico. Para tanto, promove-se, em continuidade, uma exegese de sua obra intitulada Le Temps de l´Histoire, livro mister em que Ariès expôs e refletiu sobre suas visões da História da História, Teoria e Metodologia da História e História da Historiografia.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam em Intelligere concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.