MOBILIDADE URBANA NO SISTEMA CICLOVIÁRIO DA AVENIDA CAETANO ÁLVARES
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-2275.v0i12p130-149Palavras-chave:
Mobilidade urbana, Ciclovias, Ciclofaixas, Segurança, Trajeto seguroResumo
O presente artigo visa estudar o traçado da ciclovia da Avenida Caetano Álvares, na Zona Norte da cidade de São Paulo, que faz parte do sistema cicloviário recentemente implantado pela gestão municipal. O objetivo é analisar questões como a segurança dos usuários e a continuação do traçado desta ciclovia para que a mesma sirva de ligação entre pontos estratégicos da cidade.Downloads
Referências
BENEDICT, M. A.; MCMAHON, E. T. Green Infrastructure: Linking Landscapes and Communities. Washington: Island Press, 2006.
CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). Ciclovias em São Paulo-Integrando e fazendo o bem para a cidade. Julho, 2014. São Paulo. Disponível em: < http://www.cetsp.com.br/media/316505/sp%20400km_v2s.pdf>. Acesso em: 14/05/2016
Ciclocidade. Relatório de Contagem de Ciclistas- Inajar de Souza-2015. Disponível em <http://www.ciclocidade.org.br/noticias/772-relatorio-de-contagem-de-ciclistas-inajar-de-souza-2015>. Acesso em :14/05/2016
FARR, Douglas. Urbanismo Sustentável: Desenho urbano com a Natureza. Porto Alegre: Bookman, 2013.
FRANCO, Maria de Assunção Ribeiro. Desenho Ambiental: Introdução à Arquitetura da Paisagem com o Paradigma Ecológico. São Paulo: Annablume, 1997.
GEHL, Jan, Cidades para Pessoas. Tradução Anita Di Marco, São Paulo. Ed: Perspectiva, 2013.
HANNES, Evy, BONDAR, Camila S. Infraestrutura verde para o bairro do Mandaqui: possibilidade ou utopia? Revista Labverde: FAUUSP. São Paulo, n.9, p.30-52, dez. 2014.
ITDP(Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento).Política de Mobilidade por Bicicletas e Rede Cicloviária da Cidade de São Paulo: Análise e Recomendações. Novembro, 2015.São Paulo. Disponível em: < http://itdpbrasil.org.br/politica-cicloviaria-em-sao-paulo/>. Acesso em: 22/01/2016.
MALATESTA, Maria Ermelina B. “A história dos estudos das bicicletas na CET”.Boletim Técnico CET 50, São Paulo, 2012. 58p. Disponível em: < http://www.cetsp.com.br/media/135472/btcetsp50.pdf>. Acesso em: 20/05/2016.
MIRANDA, Antonio C.M, CITADIN, Larissa L. Bernardi, ALVES, Eduardo Valenga. “ A importância das ciclofaixas na Reinserção da bicicleta no trânsito das grandes cidades”. 17º.Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito. Curitiba, 2009. Disponível em: < http://www.antp.org.br/biblioteca>. Acesso em: 18/05/2016
Prefeitura de São Paulo. Plano de Mobilidade de São Paulo-Modo Bicicleta. São Paulo. [2015] Disponível em: < http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/chamadas/planmobsp-rev002_1428005731.pdf>. Acesso em: 14/05/2016.
RIBEIRO, Édelis Alves. “Sistema Cicloviário do Municipio de São Paulo”. 18º.Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito. 20. 2011. p.117. Disponível em: < http://www.antp.org.br/biblioteca>. Acesso em: 18/05/2016
Secretaria Executiva de Comunicação. Uso diário da bicicleta como meio transporte cresce 50% em 2014. São Paulo, 2014. Disponível em: <http://www.capital.sp.gov.br/portal/noticia/3728 >. Acesso em: 14/05/2016
SP de bike. Disponível em: <http://www.cidadedesaopaulo.com/spdebike/ciclofaixas-ciclovias-ciclorotas>.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O detentor dos direitos autorais é o autor e eventuais coautores do artigo. A Revista LABVERDE exige apenas o ineditismo na publicação do artigo. O autor tem o direito de divulgar seu artigo conforme sua conveniência devendo citar a revista.
A Revista LABVERDE autoriza a republicação de seus artigos desde que devidamente citada fonte e autoria.