BAIRRO DOS ALVARENGA: DO CAOS À SUSTENTABILIDADE
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-2275.v0i8p46-81Palavras-chave:
Infraestrutura Verde, Conectividade, Cidade contemporâneaResumo
O Bairro Dos Alvarenga, palco de emblemáticas situações no decorrer do tempo, foi progressivamente alterado estrutural e funcionalmente em função do uso e da ocupação territorial, exercendo novas dinâmicas que se inserem em realidades atuais conflitantes.
O objetivo deste artigo é apresentar a estratégia da infraestrutura verde procurando conceitua-la como agregador de diversas abordagens urbanas e, simultaneamente, evidenciar os motivos da emergência de um novo elemento estruturador na cidade.
São apresentados três aspectos centrais: A caracterização da cidade por sua importante localização na região metropolitana de São Paulo e pela expressiva área ambiental que possui; Os aspectos históricos que originaram o bairro, as mudanças ao longo do tempo e, como pilar, a necessidade de se propor um conjunto de diretrizes para a área urbana frente aos novos projetos, enfatizando a construção da rede de infraestrutura verde como um sistema estrutural que possibilita as conectividades na cidade contemporânea.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O detentor dos direitos autorais é o autor e eventuais coautores do artigo. A Revista LABVERDE exige apenas o ineditismo na publicação do artigo. O autor tem o direito de divulgar seu artigo conforme sua conveniência devendo citar a revista.
A Revista LABVERDE autoriza a republicação de seus artigos desde que devidamente citada fonte e autoria.