INFRAESTRUTURA VERDE PARA O BAIRRO DO MANDAQUI: POSSIBILIDADE OU UTOPIA?
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-2275.v0i9p29-52Palavras-chave:
Infraestrutura verde, paisagem urbana, rodoanel metropolitano, Mandaqui.Resumo
Este trabalho faz uma leitura do bairro do Mandaqui sob a ótica ambiental, tratando do seu processo de criação e evolução na história da cidade de São Paulo, das suas características físicas e socioculturais, sua inserção ambiental no território, bem como de seu potencial estruturador para o desenvolvimento de um sistema de infraestrutura verde integrado ao núcleo ecológico da Cantareira.
O trabalho destaca também alguns exemplos de cidades americanas que já há alguns anos adotam diretrizes de infraestrutura verde em seu planejamento urbano e como essas mesmas diretrizes poderiam ser aproveitadas na região estudada.
Downloads
Referências
FIREHOCK, Karen. A short history of the term green infrastructure and selected literature. 2010. Disponível em: <http://www.gicin.org/pdfs/GI%20history.pdf> Acessado em: 02 de Junho de 2004.
FRANCO, Maria de Assunção Ribeiro. Desenho Ambiental - Introdução à Arquitetura da Paisagem com o Paradigma Ecológico. São Paulo, Annablume, 1997, 224 p.
________. - Infraestrutura verde em São Paulo - O caso do corredor verde Ibirapuera- Villa Lobos. Revista Labverde, FAUUSP, São Paulo, n.1, out. 2010, p.134-154.
HERZOG, Cecília Polacow; ROSA, Lourdes Zunino. Infraestrutura verde: sustentabilidade e resiliência para a paisagem urbana. Revista LabVerde, FAUUSP, São Paulo, n.1, out. 2010, p.91-115
PONCIANO, Levino. Os bairros de São Paulo de A a Z. 1ed. São Paulo: Senac, 2001.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O detentor dos direitos autorais é o autor e eventuais coautores do artigo. A Revista LABVERDE exige apenas o ineditismo na publicação do artigo. O autor tem o direito de divulgar seu artigo conforme sua conveniência devendo citar a revista.
A Revista LABVERDE autoriza a republicação de seus artigos desde que devidamente citada fonte e autoria.