História e ambivalência no Magellan de Hollis Frampton
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-4077.v3i5p81-108Palavras-chave:
Found footage, Hollis Frampton, MagellanResumo
Magellan é o projeto de filme que consumiu a última década da carreira de Hollis Frampton, mas ainda assim permanece em grande parte não investigado. Frampton declarou uma vez que “toda a história da arte é nada mais que uma imensa nota de rodapé para a história do cinema”, e Magellan é uma tentativa incrivelmente ambiciosa de construir essa história. É uma metahistória do cinema e da tradição da história da arte que incorpora múltiplas mídias (filme, fotografia, pintura, escultura, animação, som, vídeo, linguagem escrita e falada) e antecipa desenvolvimentos em novas mídias geradas por computador.
Referências
BAZIN, André. “The Myth of Total Cinema”. In: What is Cinema? vol. I, org. e trad. Hugh Gray. Berkeley: University of California Press, 1967.
CARROLL, Noël. “A Brief Comment on Frampton’s Notion of Metahistory”. In: Millennium Film Journal, 16/17/18, outono–inverno 1986–87.
ELIOT, T.S.. “Tradition and the Individual Talent”. In: GEDDES, Gary (org.), 20th Century Poetry and Poetics. Toronto: Oxford University Press, 1969.
ERIBON, Didier. Michel Foucault, trad. Betsy Wing. Cambridge, Mass.: Harvard University Press, 1991.
FIELD, Simon; SAINSBURY, Peter. “Zorns Lemma and Hapax Legomena: Interview with Hollis Frampton”, in Afterimage, n. 4, 1972.
FOUCAULT, Michel. The Order of Things: An Archaeology of the Human Sciences. Nova York: Vintage Books, 1973.
FOUCAULT, Michel. Discipline and Punish: The Birth of the Prison. Nova York: Vintage Books, 1979.
FOUCAULT, Michel. “Nietzsche, Genealogy, History”. In BOUCHARD, Donald F (org.), Language, Countermemory, Practice: Selected Essays and Interviews. Ithaca, N.Y.: Cornell University Press, 1977.
FRAMPTON, Hollis. Circles of Confusion: Film, Photography, Video, Texts 1968–1980. Rochester, N.Y.: Visual Studies Workshop Press, 1983.
FRAMPTON, Hollis. “The Invention without a Future”, palestra apresentada no Whitney Museum of American Art, em Nova York, 17 de novembro de 1979, como parte da série de palestras “Researches and Investigations into Film: Its Origins and the Avant-‐Garde”. Transcrição nos arquivos AFA, pp. 17–18.
FRAMPTON, Hollis. “Inconclusions for Patrick Clancy”. In: brochura da exposição Marginal works: Atopia – No Man’s Land. Utica, N.Y.: Utica College of Syracuse University, 1980. Reproduzido em FRAMPTON, Hollis. On the Camera Arts and Consecutive Matters: The Writings of Hollis Frampton – Edited with an introduction by Bruce Jenkins. Cambridge, Mass.: MIT Press, 2009.
GIDAL, Peter. “Interview with Hollis Frampton [1972]”, in October, n. 32, primavera 1985.
HILLS, Henry e GERSTEIN, David. “St. Hollis (part 2)”. In: Transcrição de discussão pós-exibição, Cinemanews ¾, setembro de 1978.
LUNENFELD, Peter. “The Perfect Machine”. In: Snap to Grid: A User’s Guide to Digital Arts, Media, and Cultures. Cambridge, Mass.: MIT Press, 2000.
MACDONALD, Scott. “Interview with Hollis Frampton”. In: Film Culture 67/68/69, 1979.
MACDONALD, Scott. “Interview with Hollis Frampton: Zorns Lemma”. In: Quarterly Review of Film Studies 4, inverno de 1979.
MELLOR, Anne K. English Romantic Irony. Cambridge, Mass.: Harvard University Press, 1980.
NOWELL, Charles E. Magellan’s Voyage around the World: Three Contemporary Accounts. Evanston, Ill.: Northwestern University Press, 1962.
ODLIN, Reno. “Letters from Framp 1958–1968”, in October, n. 32, primavera de 1985.
SIMON, Bill. “Talking about Magellan: An Interview with Hollis Frampton”, in Millennium Film Journal, n. 7/8/9, outono-‐inverno 1980–81.
TESTA, Bart. Back and Forth: Early Film and the Avant-‐Garde. Toronto: Art Gallery of Ontario, 1992.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Revista Laika
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.