A resolução de appoggiaturas e acciaccaturas na "Sonata para Violoncelo" RV 44, de Antonio Vivaldi
DOI:
https://doi.org/10.11606/rm.v14i1.115259Palavras-chave:
Ornamentação, Música Barroca, Baixo Cifrado, Violoncelo, Antonio VivaldiResumo
A sonata para violoncelo em lá menor RV44, de Antonio Vivaldi, figura dentro do catálogo do compositor fora do cânone habitual de suas seis sonatas, sendo ela, por vezes, conhecida como a “sétima” sonata. Devido ao fato de não ter sido publicada, a sonata não conta em nenhum de seus manuscritos ou primeiras edições com a cifragem da linha de baixo contínuo, deixando abertas várias questões de extrema relevância para a interpretação da obra. Dente essas questões, abordamos aqui as definições de appoggiatura e de acciaccatura, identificando suas ocorrências e discutindo a discrepância de definições referentes à sua realização, principalmente a partir de Leopold Mozart.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2014 William Teixeira da Silva, André Micheletti

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).