A narratividade da cantora-atriz Martha Herr em Cantos de Tim Rescala

Autores

  • Fausto Borém Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ilza Nogueira Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.11606/rm.v20i1.168887

Palavras-chave:

Narratividade na performance musical, Martha Herr, Psicologia social e música, Análise de vídeo de música, Música cênica de Tim Rescala

Resumo

Primeiro de uma série de três estudos de caso sobre a narratividade na performance da cantora-atriz Martha Herr (1952-2015), o presente trabalho analisa Cantos (1994), para voz sem acompanhamento, de Tim Rescala, recorrendo ao mAAVm (Método de Análise de Áudios e Vídeos de Música) de Fausto Borém (2016) e a conceitos da narratividade em música (ALMÉN, 2003; MAUS, 1991). Inicialmente, analisamos o binômio texto-música na partitura. Posteriormente, na condição de espectadores informados, observamos o trinômio (con)texto-som-imagem em um vídeo profissional (HERR, 2008), que fez parte do 42º Festival de Música Nova (2007, São Paulo). Finalmente, analisamos as interrelações entre composição e performance.  Observamos que Martha Herr transcende a interpretação musical stricto sensu da partitura ao planejar e construir meticulosamente um discurso narrativo hipertextual, representando distintas personagens (que incluem sua própria persona). A construção da interpretação narrativa realiza-se através de: (1) personalização de alguns motivos musicais identificáveis na peça, (2) adição de novo efeito vocal, (3) interação com objetos de cena e iluminação de palco, (4) trasladação, contração e ampliação de sua cinesfera pelo palco, e (5) criação de um contexto cênico no qual incorpora personagens. Essas contribuições resultam de um meticuloso planejamento e construção de uma performance cênica carregada de expressões faciais, gestos e significados subliminares. Assim, ela transcende o conteúdo composicional de Cantos, revelando uma peculiar habilidade de narrar e  instigar ideias vertiginosamente, fruto de imaginação, versatilidade e integração entre os estratos do (con)texto, do som e da imagem.

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Biografia do Autor

  • Fausto Borém, Universidade Federal de Minas Gerais

    Fausto Borém é Professor Titular da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde criou o Mestrado e a Revista Per Musi. É pesquisador do CNPq desde 1994 e seus resultados de pesquisa incluem dois livros, três capítulos de livro, dezenas de artigos sobre práticas de performance e suas interfaces (composição, análise, musicologia, etnomusicologia e educação musical) em periódicos nacionais e internacionais, dezenas de edições de partituras e recitais nos principais eventos nacionais e internacionais de contrabaixo. Recebeu diversos prêmios no Brasil e no exterior como solista, teórico, compositor e professor. Acompanhou músicos eruditos como Yo-Yo Ma, Midori, Menahen Pressler, Yoel Levi, Fábio Mechetti e Arnaldo Cohen e músicos populares como Hermeto Pascoal, Egberto Gismonti, Henry Mancini, Bill Mays, Kristin Korb, Grupo UAKTI, Toninho Horta, Juarez Moreira, Tavinho Moura, Roberto Corrêa e Túlio Mourão.

  • Ilza Nogueira, Universidade Federal da Paraíba

    Ilza Nogueira é graduada em Música (Bacharelado em Instrumento, 1972) e Letras (Licenciatura em Línguas Anglo-Germânicas, 1971) pela Universidade Federal da Bahia. Tem especialização em "Novo Teatro Musical" realizada na Escola Superior de Música de Colônia/Alemanha (1977), sob a orientação de Maurício Kagel. Tem Mestrado em Composição realizado na Universidade Estadual de New York em Buffalo (1984) e Doutorado (Ph.D.) em Composição também realizado nessa última instituição (1985), sob a orientação de Lejaren Arthur Hiller. No período de 1989-1990, realizou pós-doutoramento em Teoria da música na Universidade de Yale, sob orientação da Dra. Janet Schmalfeldt. É professora aposentada do Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde lecionou disciplinas teóricas no Bacharelado em Instrumento, Composição e Teoria da Música no Programa de Pós-Graduação em Música, tendo sido Editor Chefe da publicação científica desse programa, o periódico "Claves". Sua experiência na área de Artes/Música tem ênfases em Composição e Teoria Analítica da Música. Como pesquisadora, vem atuando principalmente nos seguintes temas: musica brasileira contemporânea, teorias analíticas contemporâneas, narratividade e narratografia musical. Nos anos 2000 a 2015 coordenou o projeto de pesquisa "Marcos Históricos da Composição Contemporânea na UFBA", cujos produtos (edições críticas de partituras com comentários analíticos, edições de textos teóricos com comentários críticos e edições de catálogos-web de compositores) encontram-se divulgados e disponibilizados no "site" http://www.mhccufba.ufba.br. É membro efetivo da Academia Brasileira de Música (cadeira N.º 27) e membro fundador da Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical (TeMA), tendo sido eleita Presidente para os biênios 2014-2016 e 2016-2018.

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HERR, Martha; MENDES, Gilberto. Martha Herr interpreta “Ir alten Weib” de Gilberto Mendes. Com Martha Herr (canto e cena); Gilberto Mendes (composição), Iacov Hillel (direção cênica e iluminação) e Marcelo Nicolino (direção de vídeo), 2008. In: https://youtu.be/A5nQBP3ldnA. Vídeo de 8 minutos e 21 segundos, postado no Youtube por Fausto Borém em 21 de abril de 2016.

HERR, Martha; ÁLVARES, Eduardo. Martha Herr interpreta "Marthóperas" de Eduardo Álvares. Com Martha Herr (canto e cena); Eduardo Álvares (composição), Iacov Hillel (direção cênica e iluminação) e Marcelo Nicolino (direção de vídeo), 2008. In: https://youtu.be/e5fxwbjt1zY. Vídeo de 6 minutos e 09 segundos, postado no Youtube por Fausto Borém em 21 de abril de 2016.

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RESCALA, Tim. Cantos, para atriz-cantora. 4 páginas. Rio de Janeiro: Edição do compositor, 1994. (partitura).

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Publicado

2020-07-05

Como Citar

A narratividade da cantora-atriz Martha Herr em Cantos de Tim Rescala. (2020). Revista Música, 20(1), 1-38. https://doi.org/10.11606/rm.v20i1.168887

Dados de financiamento