Criação do jogo para corais infantis
DOI:
https://doi.org/10.11606/rm.v20i1.169754Palavras-chave:
Coral infantil, Jogos, Educação musicalResumo
Este artigo, oriundo de uma dissertação de mestrado, buscou propor uma sequência de etapas para o desenvolvimento do jogo didático nos ensaios de coros infantis para além do seu caráter recreativo, e sim como uma ferramenta interessante para o aprendizado do repertório musical. Por meio de estudos bibliográficos da literatura vigente relacionada aos jogos, regência coral e educação musical, considerou-se a organização destes conceitos para que a presença do jogo nos ensaios seja justificada e possa promover juntamente significado no aprendizado e avanço na qualidade da performance. Considerou-se que o regente é responsável pelos ensaios e cabe a ele, planejar propostas dinâmicas evitando o abuso do ensino mecanizado que muitas vezes tende a distanciar o interesse da criança do ensaio.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Theodora M. M. de. Quem canta seus males espanta 2. São Paulo: Caramelo, 2000.
BRITO, Teca A. Música na educação infantil. São Paulo: Ed. Fundação Petrópolis, 2003.
BROUGERE, Gilles. A criança e a cultura lúdica. Rev. Fac. Educ. São Paulo, v. 24, n. 2, p. 103-116, 1998.
CAILLOIS, Roger. O jogo e os homens: a máscara e a vertigem. Tradução de José G. Pallha. Lisboa: Ed. Livros Cotovia, 1990.
CLARKE, Eric. Processos cognitivos da performance. Revista Música, Psicologia e Educação, Porto, nº 1, 61-76, 1999. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.22/3121. Acesso em: 1 abr. 2020.
COLL, César. Introdução. In: COLL, Cesar; POZO, Juan; SARABIA, Barnabé; VALLS, Enric. Os conteúdos na reforma: ensino e aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
CÓRIA-SABINI, Maria A.; LUCENA, Regina F. Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil. 2ª Edição. Campina: Papirus, 2004.
FIGUEIREDO, Sérgio L. F. de. O ensaio coral como momento de aprendizagem: a prática coral numa perspectiva de educação musical.
MARTINS, Raimundo (orientador). Dissertação (Mestrado em Música) /Instituto de Artes, UFRGS, Porto Alegre, 1990.
FONTERRADA, Marisa T. de O. De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação. São Paulo: Editora UNESP, 2003.
FORTIN, Christine. 100 jogos cooperativos. São Paulo: Ground, 2011.
FREIRE, João B. O jogo: entre o riso e o choro. Campinas: Autores Associados, 2002.
HUIZINGA, Joan. Homo ludens. Tradução de João P. Monteiro e Newton Cunha. São Paulo: Perspectiva, 1995.
KASHIMA, Rafael K. A função e o desenvolvimento do jogo didático nos ensaios de coros infantis, MENDES, Adriana (orientadora). Dissertação (Mestrado em Música) /Instituto de Artes, UNICAMP, Campinas, 2014.
KISHIMOTO, Tizuco M. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 2006.
KOUDELA, Ingrid D. Jogos teatrais. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2007.
NEGRINE, Airton. Aprendizagem e desenvolvimento infantil. Porto Alegre: Propil, 1994.
OLIVEIRA, Cleodiceles B. N. de. A prática do canto coral infantil como processo de musicalização. 72 páginas. Orientador: FIORINI, Carlos F. Dissertação (Mestrado em Música) /Instituto de Artes, UNICAMP, Campinas, 2012.
SHIMITI, Lucy M. O ensaio. In: SESC SÃO PAULO (Org.) Canto, canção, cantoria: como montar um coral infantil. São Paulo: SESC, 1997, p. 120-132.
SPOLIN, Viola. Jogos teatrais, o fichário de Viola Spolin. São Paulo: Perspectiva, 2006.
STAALDUINEN, Jean-Paul Van; FREITAS Sara de. A Game-Based Learning Framework: Linking Game Design and Learning Outcomes. In: KHINE, Myint S. Learning to play. Exploring the future of education with vídeo games. Nova York: Peter Lang, 2011. Cap. 3.
STOROLLI, Wânia M. A. O corpo em ação: a experiência incorporada na prática musical. Revista da ABEM, v. 19, n. 25, p. 131-140, 2014.
VIGOTSKI, Lev S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Rafael Keidi Kashima

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).