Novos ruídos, novas vozes
DOI:
https://doi.org/10.11606/rm.v20i1.170779Palavras-chave:
Ruído, Surdez, Voz, Contracultura, Paisagem sonora, VibraçãoResumo
Como artista interessada em Noise e filha de pais surdos, abordarei a questão do ruído e da contracultura a partir da questão da surdez e das vozes não cultivadas. Nas sociedades de pessoas sem deficiências a voz é um produto cultural e certas vozes percebidas como “outras”, imperfeitas, “barulhentas”, podem gerar discursos ligados ao compartilhamento de espaços sonoros, perturbações e inclusões. Tomo a paisagem sonora como um ambiente social e político, e os corpos ali imersos são considerados para além da escuta, incorporando o espectro total de suas capacidades, em termos rítmico-analíticos. A paisagem sonora, entendida dentro dos limites da audibilidade, expele e rejeita comunidades que carregam o estigma da “deficiência” como é o caso da comunidade dos surdos. Este exercício teórico é acompanhado por exemplos de arte contemporânea e de referências histórico-tecnológicas, apontando para "atos de silenciamento" e "atos de ruído". Ao mesmo tempo, sublinha o valor de corpos "desviantes" como corpos que resistem. O artigo termina com o testemunho de uma dançarina surda que usou meus textos para produzir seus dois últimos trabalhos. Apesar de serem considerados deficientes ou desviantes, Surdos são um exemplo significativo de agentes contraculturais em sociedades plenamente habilitadas nas capacidades da fala e da escuta.
Downloads
Referências
BENČIĆ, B. In: BENČIĆ B., DROSCHL S. (ed.), Damir Očko: Studies on Shivering, Graz: Künstlerhaus KM-, Halle für Kunst & Medien, s. d.
BOBIN, V. In the Fabric of the Voice: A Polyphonic Conversation, Manifesta Journal, n. 17, 2014. Retrieved from http://www.manifestajournal.org/issues/futures-cohabitation-0 (last accessed 06 June 2020).
BRASSIERE R. Mattin. http://www.mattin.org/essays/METAL_MACHINE_THEORY_3.html (last accessed 06 July 2020), s. d.
BULL, M. 2004. https://www.wired.com/2004/02/bull-session-with-professor-ipod/ (last accessed 06 June 2020).
CONNOR, S. In: Kelly, C. (ed.), SOUND: Documents of Contemporary Art, London: Whitechapel Gallery, Cambridge: The MIT Press, 2011.
DRESSLER, I. In: Christ Hans D., Dressler I., Peters C. (ed.), Acts of Voicing, The Poetics and Politics of the Voice, Leipzig: Spector Books, 2016.
GALLAUDET, E. M. American Annals of the Deaf, v. 26, 1881. Retrieved on http://saveourdeafschools.org/edward_miner_gallaudet_the_milan_convention.pdf (last accessed 06 July 2020).
GOODMAN, S. Sonic Warfare: Sound, Affect, and the Ecology of Fear. Cambridge and London: The MIT Press, 2012.
HAINGE, G. Noise Matters: Towards an Ontology of Noise. New York/London: Bloomsbury, 2013.
HOSKOTE, R. In: Christ H. D., Dressler I., Peters C. (ed.). Acts of Voicing. Leipzig: Spector Books, 2014.
LAND, N. Fanged Noumena: Collected Writings 1987-2007. Windsor Quarry: Urbanomic and New York: Sequence Press, 2012.
MIGONE, C. Sonic Somatic: Performances of the Unsound Body. Los Angeles/Berlin: Errant Bodies Press, 2012.
MILLS, M., In: Novak, D. and Sakakeeny, M. (ed.). Keywords in Sound. Durham and London: Duke University Press, 2015.
NOVAK, D. In: Novak, D. and Sakakeeny, M. (ed.). Keywords in Sound. Durham and London: Duke University Press, 2015.
PRECIADO, P. B. (2015), https://www.internazionale.it/opinione/paul-preciado/2015/11/13/sessualita-disabili (last accessed 06 June 2020)
RANCIÈRE, J. In: CHRIST H. D., DRESSLER I., Peters C. (ed.). Acts of Voicing. Leipzig: Spector Books, [1999] 2014.
SCHAFER, M. In: KELLY, C. (ed.). SOUND: Documents of Contemporary Art. London: Whitechapel Gallery; Cambridge: The MIT Press, 2011.
SCHÖNHAMMER, R. The Walkman and the Primary World of the Senses, Phenomenology+Pedagogy, v. 7, p. 127-144, 1989. Retrieved from https://journals.library.ualberta.ca/pandp/index.php/pandp/issue/view/1059 (last accessed 06 June 2020).
SCHWARTZ, H. Making Noise: from Babel to the Big Bang and Beyond. Brooklyn, NY: Zone Books, 2011.
SERRES, M. The Parasite, Minneapolis: University of Minnesota Press, 2007.
SILENDA. Sonore, 2016. https://vimeo.com/191054577 (last accessed 06 June 2020)
STERNE, J. The Audible Past: Cultural Origins of Sound Reproduction, Durham and London: Duke University Press, 2003.
TABARELLA, F. I Cavatori, 1958. https://www.youtube.com/watch?v=1-h5FR6IQ54 (last accessed 06 June 2020)
VOEGELIN, S. Listening to Noise and Silence: Towards a Philosophy of Sound Art. New York and London: Continuum, 2010.
ZDJELAR, K. In the Fabric of the Voice: A Polyphonic Conversation, Manifesta Journal, n. 17, 2014. Retrieved from http://www.manifestajournal.org/issues/futures-cohabitation-0 (last accessed 06 June 2020).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Martina Raponi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).