Novos ruídos, novas vozes

Autores

  • Martina Raponi Noiserr

DOI:

https://doi.org/10.11606/rm.v20i1.170779

Palavras-chave:

Ruído, Surdez, Voz, Contracultura, Paisagem sonora, Vibração

Resumo

Como artista interessada em Noise e filha de pais surdos, abordarei a questão do ruído e da contracultura a partir da questão da surdez e das vozes não cultivadas. Nas sociedades de pessoas sem deficiências a voz é um produto cultural e certas vozes percebidas como “outras”, imperfeitas, “barulhentas”, podem gerar discursos ligados ao compartilhamento de espaços sonoros, perturbações e inclusões. Tomo a  paisagem sonora como um ambiente social e político, e os corpos ali imersos são considerados para além da escuta, incorporando o espectro total de suas capacidades, em termos rítmico-analíticos. A paisagem sonora, entendida dentro dos limites da audibilidade, expele e rejeita comunidades que carregam o estigma da “deficiência” como é o caso da comunidade dos surdos. Este exercício teórico é acompanhado por exemplos de arte contemporânea e de referências histórico-tecnológicas, apontando para "atos de silenciamento" e "atos de ruído". Ao mesmo tempo, sublinha o valor de corpos "desviantes" como corpos que resistem. O artigo termina com o testemunho de uma dançarina surda que usou meus textos para produzir seus dois últimos trabalhos. Apesar de serem considerados deficientes ou desviantes, Surdos são um exemplo significativo de agentes contraculturais em sociedades plenamente habilitadas nas capacidades da fala e da escuta.  

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Martina Raponi, Noiserr

    Martina Raponi is an Italian writer, artist, and curator based in Amsterdam. She authored a book on noise “Strategie del Rumore. Interferenze tra Arte Filosofia e Underground” (2015, Auditorium Ed., Milano). Martina researches noise, systems, and complexity, and is currently analysing deafhood through the notion of voice on the one hand, and algorithmic listening, streaming music technologies and the notion of the self they generate on the other. She is co-founder of Noiserr, reading and research group on noise, which has been held at Butcher’s Tears in Amsterdam on a regular basis since April 2017, and at WORM in Rotterdam from January until May 2019 in collaboration with Regenerative Feedback festival. She is board member of RC51 on Sociocybernetics at the ISA. Martina is also co-founder, together with Michael Dudeck, of the Ansible Institute, a roaming gathering of practitioners conducting research using the tools offered by the speculative fiction traditions.

Referências

BENČIĆ, B. In: BENČIĆ B., DROSCHL S. (ed.), Damir Očko: Studies on Shivering, Graz: Künstlerhaus KM-, Halle für Kunst & Medien, s. d.

BOBIN, V. In the Fabric of the Voice: A Polyphonic Conversation, Manifesta Journal, n. 17, 2014. Retrieved from http://www.manifestajournal.org/issues/futures-cohabitation-0 (last accessed 06 June 2020).

BRASSIERE R. Mattin. http://www.mattin.org/essays/METAL_MACHINE_THEORY_3.html (last accessed 06 July 2020), s. d.

BULL, M. 2004. https://www.wired.com/2004/02/bull-session-with-professor-ipod/ (last accessed 06 June 2020).

CONNOR, S. In: Kelly, C. (ed.), SOUND: Documents of Contemporary Art, London: Whitechapel Gallery, Cambridge: The MIT Press, 2011.

DRESSLER, I. In: Christ Hans D., Dressler I., Peters C. (ed.), Acts of Voicing, The Poetics and Politics of the Voice, Leipzig: Spector Books, 2016.

GALLAUDET, E. M. American Annals of the Deaf, v. 26, 1881. Retrieved on http://saveourdeafschools.org/edward_miner_gallaudet_the_milan_convention.pdf (last accessed 06 July 2020).

GOODMAN, S. Sonic Warfare: Sound, Affect, and the Ecology of Fear. Cambridge and London: The MIT Press, 2012.

HAINGE, G. Noise Matters: Towards an Ontology of Noise. New York/London: Bloomsbury, 2013.

HOSKOTE, R. In: Christ H. D., Dressler I., Peters C. (ed.). Acts of Voicing. Leipzig: Spector Books, 2014.

LAND, N. Fanged Noumena: Collected Writings 1987-2007. Windsor Quarry: Urbanomic and New York: Sequence Press, 2012.

MIGONE, C. Sonic Somatic: Performances of the Unsound Body. Los Angeles/Berlin: Errant Bodies Press, 2012.

MILLS, M., In: Novak, D. and Sakakeeny, M. (ed.). Keywords in Sound. Durham and London: Duke University Press, 2015.

NOVAK, D. In: Novak, D. and Sakakeeny, M. (ed.). Keywords in Sound. Durham and London: Duke University Press, 2015.

PRECIADO, P. B. (2015), https://www.internazionale.it/opinione/paul-preciado/2015/11/13/sessualita-disabili (last accessed 06 June 2020)

RANCIÈRE, J. In: CHRIST H. D., DRESSLER I., Peters C. (ed.). Acts of Voicing. Leipzig: Spector Books, [1999] 2014.

SCHAFER, M. In: KELLY, C. (ed.). SOUND: Documents of Contemporary Art. London: Whitechapel Gallery; Cambridge: The MIT Press, 2011.

SCHÖNHAMMER, R. The Walkman and the Primary World of the Senses, Phenomenology+Pedagogy, v. 7, p. 127-144, 1989. Retrieved from https://journals.library.ualberta.ca/pandp/index.php/pandp/issue/view/1059 (last accessed 06 June 2020).

SCHWARTZ, H. Making Noise: from Babel to the Big Bang and Beyond. Brooklyn, NY: Zone Books, 2011.

SERRES, M. The Parasite, Minneapolis: University of Minnesota Press, 2007.

SILENDA. Sonore, 2016. https://vimeo.com/191054577 (last accessed 06 June 2020)

STERNE, J. The Audible Past: Cultural Origins of Sound Reproduction, Durham and London: Duke University Press, 2003.

TABARELLA, F. I Cavatori, 1958. https://www.youtube.com/watch?v=1-h5FR6IQ54 (last accessed 06 June 2020)

VOEGELIN, S. Listening to Noise and Silence: Towards a Philosophy of Sound Art. New York and London: Continuum, 2010.

ZDJELAR, K. In the Fabric of the Voice: A Polyphonic Conversation, Manifesta Journal, n. 17, 2014. Retrieved from http://www.manifestajournal.org/issues/futures-cohabitation-0 (last accessed 06 June 2020).

Downloads

Publicado

2020-07-09

Como Citar