Ruralidades, o experimento: recuperando o espaço sonoro
DOI:
https://doi.org/10.11606/rm.v20i1.172218Palavras-chave:
Paisagem sonora, Ruído, Fogos de artifício, Musicologia, Afeto, Cruz das almasResumo
O experimento Ruralidades foi uma intervenção sonora que realizei em Cruz das Almas, Bahia, Brasil, nos dias 21 e 23 de maio de 2014. Neste artigo, analiso a intervenção como uma oportunidade para modificar a paisagem sonora da cidade, dando espaço para novos engajamentos da população com essa paisagem sonora e para refletir sobre como isso afetaria a realidade da cidade. Gravações de campo capturadas na zona rural foram apresentadas, de modo contrastante, no centro urbano comercial instigando a reflexão sobre as rápidas mudanças que o ambiente sonoro da cidade sofreu em um curto período de tempo. Assim, reviso a história de Cruz das Almas e identifico algumas de suas marcas sonoras que considero relevantes para apontar questões, muitas vezes de caráter opressor, da realidade sonora da cidade.
Downloads
Referências
ATALLI, Jacques. Noise: The Political Economy of Music. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1985.
BELL, Genevieve et al. Making by Making Strange: De-familiarization and the Design of Domestic Technologies. ACM Transactions on Computer-Human Interaction, v. 12, n. 2, 2005. DOI: 10.1145/1067860.1067862
CARVALHO, Moacir. Brincando com Fogo: Origem e Transformações da Guerra de Espadas em Cruz das Almas. Anais ENECULT – Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura. Retrieved in 20th Nov. 2014. From http://www.cult.ufba.br/enecult2009/19327.pdf
CUSICK, Suzanne G. Musicology, Torture, Repair, 3, Radical Musicology Journal, 2008.
CUSICK, Suzanne G. Music as Torture/ Music as Weapon. Trans-Revista Transcultural de Música-Transcultural Music Review. Retrieved in 13th Nov. 2014.
DE CERTEAU, Michel. Walking in the City. In: During, Simon (ed.) The Cultural Studies Reader. London; New York: Routledge, 1984.
GARRIOCH, David. Sounds of the city: the soundscape of early modern European towns. Urban History, v. 30, p. 5-25, 2003. DOI: 10.1017/S0963926803001019.
ILES, Anthony et al. Noise and Capitalism. San Sebastian, Spain: Arteleku, 2009.
LEFEBVRE, Henry. Writings on Cities. Oxford: Blackwell, 1996.
SCHAFER, R. Murray. The Soundscape: our sonic environment and the tuning of the world. Rochester, Vt.: Destiny Books, [1977] 1994.
SOUZA, Bartira de Sena. Rurals/ Ruralidades. Available in: http://cargocollective.com/tragedie_optimiste/ruralidadesrurals (last accessed in Dec. 2nd, 2014).
THRIFT, N. (2004): Intensities of feeling: Towards a spatial politics of affect. Geogr. Ann., v. 86, n. 1, p. 51-78, 2004.
TONKISS, Fran. Aural Postcards: Sound, Memory and the City. In: Bull, Michael and Back, Les, (eds.) The Auditory Culture Reader. Sensory formations. Oxford: Berg Publishers, p. 303-310, 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Bartira de Sena e Souza

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).