Interações entre escrita e instrumentalidade em Ladainha e Eclusas, para violão solo
DOI:
https://doi.org/10.11606/rm.v21i1.188831Palavras-chave:
Violão, Técnica estendida, Colaboração criativa, Gesto musicalResumo
Este artigo tem como tema as estratégias de construção de performance de duas peças para violão solo, Eclusas e Ladainha, traçando um amplo diálogo com os violonistas e pesquisadores Daniel Murray e Stanley Levi, que não apenas estrearam cada qual uma das duas obras, como também deixaram registrados em trabalhos acadêmicos seu modo de construção de performances. Propomos assim uma leitura dessas duas composições a partir dos paradigmas sonoros que permeiam essas obras, do conhecimento do universo de referências do compositor (Silvio Ferraz) e do universo de performance do violão da segunda metade do séc. XX herdado pela violonista (Ledice Fernandes Weiss). Observamos a importância da composição e reconstrução do gesto nas duas pontas do processo de colaboração compositor-interprete. Nossos principais referenciais são as noções de técnica estendida e aquela do aspecto tripartite da música no gesto, textura e figura, tal qual proposto por diversos compositores, como B. Ferneyhough, H. Lachenmann, Luciano Berio e resgatada pelo compositor.
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