Análise do 4º Movimento de Musica Ricercata de György Ligeti baseada em Teoria da Informação e Particionamento Numérico
DOI:
https://doi.org/10.11606/rm.v21i1.188845Palavras-chave:
György Ligeti, Musica ricercata, Teoria da informação, Análise musical, Particionamento de númerosResumo
Neste artigo, apresentamos uma análise matematicamente orientada do 4º Movimento da Musica Ricercata de György Ligeti (MR4). A análise das alturas é baseada na Teoria da Informação e a do ritmo na Teoria das Partições de números inteiros. Após uma breve revisão histórica de Musica Ricercata e sua estrutura, fazemos uma análise da distribuição das alturas ao longo da partitura completa do MR4, bem como da mão esquerda e direita separadamente, através da Teoria da Informação. Calculamos duas medidas de informação, a saber, a Entropia de Shannon e a Divergência de Kullback-Leibler para os três casos. Na segunda parte, sobre ritmo, apresentamos uma notação simples para a codificação de padrões de ritmo em termos de partições de um número inteiro. Mostramos que, com poucas exceções, Ligeti usou as partições do número 6 para obter variações de ritmo na mão direita contra o ostinato na mão esquerda. Além disso, mostramos a utilidade do chamado Diagrama de Hasse como um dispositivo pré-composicional para geração de novos padrões rítmicos.
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