Stimmung, de Karlheinz Stockhausen: improvisação, notação musical, experiências e interações estéticas e mediações culturais nas maneiras de fazer música sob a influência do oriente e das múltiplas culturas a partir da segunda metade do século XX
DOI:
https://doi.org/10.11606/rm.v22i1.194702Palavras-chave:
Stimmung, Karlheinz Stockhausen, Multiplicidade cultural, Análise musical, Notação musicalResumo
A partir da segunda metade do século XX, o declínio da representação do som através da notação tradicional, principalmente no continente europeu, é potencializado pelo florescer da multiplicidade cultural e das linguagens e estéticas oriundas, sobretudo, do oriente. O presente artigo visa examinar os processos de criação da obra Stimmung, de Karlheinz Stockhausen —reconhecidamente a primeira obra vocal do ocidente baseada, inteiramente, na produção de harmônicos vocais —, onde, a partir de uma única altura, numa obra com cerca de 75 minutos de duração, o compositor trabalha com sonoridades que remetem à tradição dos ritos e cerimônias exóticas ao interagir com elementos sonoros e textuais oriundos de diversos agentes culturais.
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