Música e interculturalidade: um estudo das relações entre a obra de Vilém Flusser e sua recepção
DOI:
https://doi.org/10.11606/rm.v22i1.196008Palavras-chave:
Vilém Flusser, Música, Interculturalidade, Cooperação científicaResumo
A obra de Vilém Flusser sobre música, escrita em português e alemão, fomenta uma abordagem não apenas bilíngue, mas antes intercultural acerca de seus temas e possíveis inter-relações. Em grande medida, a interculturalidade relativa às fontes primárias corresponde às estratégias de recepção incentivadas por seu arquivo sediado na Universidade das Artes em Berlim, que analisamos neste estudo de caso da obra sobre música e de suas particularidades. Analisamos a recepção de Flusser, seu contexto e o caráter da cooperação científica, que molda diretamente ferramentas e estratégias de investigação. Em nossa conclusão, apresentamos a importância da consideração de casos específicos de cooperação científica para a definição de possíveis ferramentas epistemológicas, especialmente em relação à música, assim como a observação detida de sua coerência com os objetos de estudo em questão.
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