Músicas em tempos de guerra: o papel social do artista no contexto da Segunda Guerra Mundial na escrita de Mário de Andrade e Fernando Lopes-Graça
DOI:
https://doi.org/10.11606/rm.v22i1.200585Palavras-chave:
Mário de Andrade, Fernando Lopes-Graça, música engajada, Segunda Guerra Mundial, crítica musicalResumo
Considerando os artistas, educadores e polígrafos Mário de Andrade (1893-1945) e o português Fernando Lopes-Graça (1906-1994) como homens de um mesmo tempo, analisamos, neste artigo, abordagens do papel social do artista e de temas relacionados, como a comunicabilidade da música de concerto com o público, na escrita de ambos, concentrando-nos no entorno da Segunda Guerra Mundial e tomando como base livros que circularam entre ambos, como as coletâneas de críticas Reflexões sobre a música (1941) e Música e Músicos Modernos (1943) e o ensaio Introdução à Música moderna (1942) de Lopes-Graça, bem como a biografia do compositor russo Dmitri Shostakovich por Victor Seroff (1945), com tradução de Guilherme Figueiredo e prefácio de Mário. Observamos um deslocamento de foco dos autores, nesse período, da contextualização estética dos artistas em relação ao modernismo para a discussão de sua função na realidade de cada país.
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