Educação musical humanizadora como prática de libertação

Autores

  • Mariana Galon Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Pedro Dutra Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.11606/rm.v23i2.213943

Palavras-chave:

Educação Musical, Humanização, Educação Popular, Práxis de Libertação

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir criticamente sobre a práxis educativa musical, visando a humanização à partir do reconhecimento da alteridade, da busca pela conscientização e, consequentemente, a libertação. As considerações apresentadas neste trabalho baseiam-se em autores latino-americanos da Educação Popular, dentre outros. Na primeira parte, foram apresentados elementos teóricos que contribuem para a compreensão de como o projeto colonial e moderno resultou em uma condição de desvalorização e negação de povos colocados à margem de tal projeto, assim como seus projetos históricos, culturas, religiões e epistemologias. Ainda nesta primeira parte exploramos questões relacionadas à desumanização e à humanização. Além disso, foi discutido o papel da educação como um caminho para a libertação. Na segunda parte, abordamos o conceito de educação musical humanizadora e sua relevância como ferramenta de libertação.

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Publicado

2023-12-16

Como Citar

Educação musical humanizadora como prática de libertação. (2023). Revista Música, 23(2), 177-203. https://doi.org/10.11606/rm.v23i2.213943