Três compositores na América Latina: entrevistas com Javier Álvarez, Tatiana Catanzaro e Germán Toro Pérez

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/rm.v23i2.216076

Palavras-chave:

música Contemporânea, decolonialidade, Música Latino Americana, Música Eletroacústica

Resumo

O presente artigo foi realizado com o apoio do Programa de Estadias de Pesquisa da Universidade Autônoma do México em 2023 e tem como objetivo apresentar uma série de diálogos mantidos com dois compositores e uma compositora latino-americanos. Essas entrevistas críticas não têm a intenção de abranger todos os aspectos do trabalho destes, mas sim refletir sobre sua obra, os anos de formação, os caminhos percorridos como criadores, etc. As entrevistas foram realizadas em diferentes circunstâncias e fazem parte de um projeto maior que visa refletir sobre o panorama da composição musical na América Latina. Os compositores selecionados para este trabalho são: Javier Álvarez, Tatiana Catanzaro e Germán Toro Pérez.

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Biografia do Autor

  • Daniel Quaranta, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

    Daniel Quaranta é compositor e trabalha no âmbito da música atual, tanto eletroacústica quanto instrumental. Nasceu na Argentina e se radicou no Rio de Janeiro em 1995. Fez um Bacharelado em Composição pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO, 2004), graduação pela Universidad del Salvador (Buenos Aires, 1991), mestrado em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 2002) e doutorado em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO, 2007). Entre 2014/15 realizou uma estância PósDoutoral no Centro Mexicano para la Música y las Artes Sonoras, (CMMAS, 2014/15 com bolsa da Capes). É professor da UNIRIO - Universidade Federal do Estado de Rio de Janeiro-. Participa no Programa de Pós-Graduação em Música da UNIRIO. Em 2003 até 2005 criou o grupo EXPERIMENTA, no Rio de Janeiro, realizando inúmeros concertos e participações em espaços instalativos junto a compositores e instrumentistas. Em 2009 até 2013 criou o Encontro Internacional de Música e Artes Sonoras – EIMAS-, organizado inúmeros concertos e palestras, promovendo o circuito de nova música na Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem atuando principalmente em áreas de Composição Musical, Análise e Teoria Musical. As suas obras foram publicadas em editoras da Alemanha, do Brasil e do México. Em 2014 organizou o livro “Dez olhares sobre a Música de Hoje” e em 2017 organizou o livro: Creación Musical e Investigación Académica, editado no México (https://cmmas.org/store/products/product_detail/2043). Em 2021 o livro: Perspectivas actuales en la creación y el análisis de la música electroacústica, editado pela coleção Música y Ciencia da UNQ - Argentina. Como compositor, tem a sua obra apresentada em diferentes cenários do pais e do exterior, participou . Atua na Red de Arte Sonoro Latinoamericano onde participou de tres CDs. Em 2017 gravou o CD “ENCONTRI" na Italia. Em 2009 e 2004 ganhou o premio Reina Sofia, de Espanha. Em 2015 recebeu uma encomenda com motivo dos festejos dos 450 anos da fundação da cidade de Rio de Janeiro. Seu trabalho foi contemplado pelo programa de bolsas IBERMUSICAS em 2017 e 2019 para Composição Contemporânea e Turnê. Realizou inúmeras residências como compositor convidado como Dias de Música Eletroacústica 2015/17, 2012/14/15 no CMMAS, 2018 no ICST (Institute for Computer Music and Sound Technology) da Zurich University of the Arts. Em 2019 nos estudios Métamorphose D"Orphée, na Bélgica.

  • Francisco Colasanto, Escuela Nacional de Estudios Superiores, Morelia

    Francisco Colasanto nasceu em 22 de junho de 1971, em Buenos Aires, Argentina. Ele reside em Morelia, México, desde 2006. Ele possui um doutorado (com menção honrosa) em Tecnologia Musical pela Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) e é licenciado em Composição Eletroacústica pela Universidade Nacional de Quilmes, Argentina.

    Ele recebeu os seguintes prêmios: Bolsa do Ministério da Cultura da Espanha (2000), Bolsa de Criação da Fundação Antorchas (2004), Prêmio Juan Carlos Paz concedido pelo Fundo Nacional das Artes (2005), Comissão do LIEM, Museu Reina Sofia, Madrid (2006), "Live Electronic Music Competition 2006" na Universidade Harvard, Prêmio Giga-Hertz 2009 no ZKM, Karlsruhe, Alemanha, Prêmio Ibermúsicas 2013 e o Programa de Fomento a Projetos e Coinvestimentos Culturais 2018.

    Ele é Técnico Acadêmico em tempo integral, nível A, e atua como coordenador do curso de Bacharelado em Música e Tecnologia Artística na ENES-Morelia, UNAM.

    Ele é autor do livro "Max/MSP: Guia de Programação para Artistas".

    Atualmente, ele ocupa o cargo de Subdiretor no Centro Mexicano para a Música e as Artes Sonoras (CMMAS).

    Ele dirige o projeto musical "Doctor Zoppa" (www.drzoppa.com).

Referências

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Publicado

2023-12-16

Como Citar

Três compositores na América Latina: entrevistas com Javier Álvarez, Tatiana Catanzaro e Germán Toro Pérez. (2023). Revista Música, 23(2), 87-110. https://doi.org/10.11606/rm.v23i2.216076