Quem canta, seus males espanta! Performance e criação musical em tempos de SARS-Cov2

Autores

  • Heloísa de Araujo Duarte Valente Universidade Paulista

DOI:

https://doi.org/10.11606/rm.v23i2.216703

Palavras-chave:

Música de Varanda, Performance Musical, Pandemia, Lives Musicais

Resumo

A pandemia, gerada pelo SARS-COV2, impôs novas maneiras de escuta e prática musical. Artistas de palco foram obrigados a buscar formas alternativas para permanecerem em atividade. Analisam-se, neste trabalho, duas situações: uma delas, em que os músicos (profissionais ou amadores) passam a se valer das lives para realizar produzir e realizar seu show/concerto; a outra situação é quando os músicos usam a sacada ou a “varanda gourmet” de sua casa para ter contato direto com o seu público. Estudam-se, em ambos os casos, as variantes nas modalidades da performance (ao vivo, ou pré-gravada), com a presença física ou mediatizada tecnicamente (cf. Zumthor, 1997). Interroga-se: como se delineiam estratégias de manutenção de comunicação dos artistas com seu público, tendo em conta as condições atípicas de transmissão da mensagem poética?

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

AUSLANDER, Phillip. Liveness: Performance in a Mediatized Society. New York: Routledge, 2008.

BAITELLO Jr, Norval. O tempo lento e o espaço nulo. Mídia primária, secundária e terciária. In: Anais do 9° Encontro Anual da Compós, 2000, Porto Alegre. Anais eletrônicos. Campinas, Galoá, 2000. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2000/papers/o-tempo-lento-e-o-espaco-nulo--midia-primaria--secundaria-e-terciaria?lang=pt-br> Acesso em 22 de agosto de 2022.

BRANDÃO, Helena C. L. MARTINS, Angela M. M. Varandas nas moradias brasileiras: do período de colonização a meados do século XX. In: Tempo de conquista, http://www.revistatempodeconquista.com.br/documents/RTC1/HELENALACE1.pdf. Acesso em 22 de agosto de 2022

CRUZ, F. B. Brasil lidera ranking das dez maiores audiências em lives no Youtube. In: Veja/ Cultura, 2020. Disponível em: https://veja.abril.com.br/cultura/brasil-lidera-ranking-das-dez-maiores-audiencias-em-lives-no-youtube. Acesso em 22 de agosto de 2022

LIRA, A. Impactos do Coronavírus no mercado brasileiro de música (2020, 12 de maio). DATA SIM. Disponível em: https://iccscovid19.com.br/data-sim-sobre-os-impactos-da-covid-19-no-mercado-de-musica-do-brasil. Acesso em 22 de agosto de 2022.

OLIVEIRA, João Maria; ARAÚJO, Bruno Cesar; SILVA, Leandro Valério. Panorama da economia criativa no Brasil Texto para discussão / Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2026 Brasília: Rio de Janeiro: Ipea, 1990. . Acesso em 22 de agosto de 2022.

David Guetta faz live para ajudar instituições no combate ao novo coronavírus. Folha de S. Paulo, 16 abr 2020. Disponível em: https://f5.folha.uol.com.br/musica/2020/04/david-guetta-faz-live-para-ajudar-instituicoes-no-combate-ao-novo-coronavirus.shtml. Acesso em 30 de agosto de 2022.

GUAZINA, Luíza. “As configurações do trabalho musical e a pandemia da Covid-19: precarização, luto, resiliência e redes de cooperação”. In: Revista Opus v..27, n. 3 (2021). Disponível em.: https://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/article/view/opus2021c2701. Acesso em 30 out. 2022.

MAIA, Dhiego. Varandas ganham novos usos na pandemia. Sacadas em SP viram floresta, sala de aula, oficina de tear e palco em lares de famílias isoladas pelo novo coronavírus. Folha de S. Paulo, 4 jul 2020. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2020/07/varandas-ganham-novos-usos-na-pandemia.shtml?utm_source=whatsapp&utm_medium=social&utm_campaign=compwa. Acesso em 22 de agosto de 2022.

MÔNICA Salmaso. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2022. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa200397/monica-salmaso.Verbete da Enciclopédia. Acesso em 11 de outubro de 2022.

NASCIMENTO, Bruno “Música em isolamento social: colaborações e reflexões em lives como espaço de performance e crítica musical” In: Música Popular em Revista, v. 7, 2000. https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/14282. Acesso em 22 de agosto de 2022.

NOLETO, Rafael. Pandemia de lives: Sobre Covid19 e música no Brasil. In: Grossi; Miriam; Toniol, Rodrigo (orgs). Cientistas sociais e o Coronavírus, 2020. Disponível em: http://anpocs.com/images/stories/boletim/boletim_CS/livro_corona/Livro_Cientistas%20Sociais_eo_Coronavi%CC%81rus.pdf. Acesso em 30 de outubro de 2022.

PEREZ, Ainara; CURRAS, Rafael: Festivais de música ao vivo e online na era da COVID-19: análise de diferenças motivacionais e percepções de valor Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. 24, nº 3, set. 2022. Disponível em: https://doi.org/10.7819/rbgn.v24i3.4196. Acesso em 30 de outubro de 2022.

PIRES, Vítor A produção do “aovivismo”: música, tecnologia e performance midiatizada em tempos de isolamento social. In: Alceu (Rio de Janeiro, online), v. 21, nº 44, p.152-171, mai./ago. 2021. Acesso em: 21 ago. 2022.

SALMASO, Mônica. Correspondência com Heloísa Valente (por e-mail, 8 de jun. de 2020 às 17:13)

SANDRONI, Clara; FERREIRA, Daniela; REQUIÃO, Luciana; SANDRONI, Carlos; LIMA, Margareth. “A Covid-19 e seus efeitos na renda dos músicos brasileiros.”. In: Revista Vórtex v. 9, nº 1, 2021. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/vortex/article/view/4175. Acesso em 30 de outubro de 2022.

SILVA, Lígia; OLIVEIRA, Mariana. “O Estudo online do canto lírico durante a pandemia de covid-19”. In: Revista SCIAS= Educação, Comunicação e Tecnologia v. 4, nº1 (2022). Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/sciasedcomtec/article/view/6196. Acesso em 30 de outubro de 2022.

VALENTE, Heloísa A. D. As vozes da canção na mídia. São Paulo: Via Lettera; FAPESP, 2003.

VANZELLA, Patricia. Entrevista a Amauri Arrais: ‘A música foi um meio eficaz de reconexão social na pandemia. Em Gama Revista, 26 set 2021 https://gamarevista.uol.com.br/semana/que-ce-ta-ouvindo/musica-e-neurociencia/#:~:text=Fazer%20m%C3%BAsica%20em%20conjunto%2C%20ainda,atender%20%C3%A0s%20necessidades%20sociais%20b%C3%A1sicas. Acesso em 30 de outubro de 2022.

VICENTE, Eduardo; KISCHINHEVSKY, Marcelo; MARCHI, Leonardo de. A consolidação dos serviços de streaming: reconfiguração dos mercados de mídia sonora e desafios à diversidade musical no Brasil .In Revista Eptic v. 20, nº 1 , 2018 . Disponível em: https://periodicos.ufs.br/eptic/article/view/8578. . Acesso em 30 de outubro de 2022.

VIEIRA, Thiago; SILVA, Guilherme; GONÇALVES, Ronaldo, SILVA, Raniel; ABRANTES, Brena; SILVA., Francisco. A arte como terapia: Música como promotor de melhor qualidade de vida em tempos de distanciamento social pela Covid 19. Caderno Impacto – UFCG v. 2, nº1, 2022. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/243. Acesso em 11 de outubro de 2022.

WEISZ, Isabel “Covid-19: A canção como instrumento de enfrentamento emocional na quarentena”, In: Revista Asas da Palavra. v.17, nª3, 2020.

Disponível em: http://revistas.unama.br/index.php/asasdapalavra/article/view/2332. Acesso em 11 de outubro de 2022.

XAVIER, Karime. Minha sacada, minha vida: Varandas ganham novos usos na quarentena contra o coronavírus em SP, 21. jun.2 020 Fotografia de Marília Vargas. https://fotografia.folha.uol.com.br/galerias/1669967264108136-minha-sacada-minha-vida. Acesso em 22 de agosto de 2022.

ZARAMELA, Luciana. Como a pandemia afetou a indústria musical [parte 1]” In: Canaltec.28 set. 2020 às 14h20. Disponível em: /https://canaltech.com.br/musica/especial-como-a-pandemia-afetou-a-industria-musical-parte-1-1721. Acesso em 21 de agosto de 2022

ZARAMELA, Luciana. Como a pandemia afetou a indústria musical [parte 2]. In: Canaltec.30 set.. 2020 às 22h00. Disponível em: https://canaltech.com.br/musica/especial-como-a-pandemia-afetou-a-industria-musical-parte-2-172157. Acesso em 21 de agosto de 2022.

ZARAMELA, Luciana. Como a pandemia afetou a indústria musical [parte 3]; In: Canaltec.01 out. 2020 às 21h20. Disponível em: https://canaltech.com.br/musica/especial-como-a-pandemia-afetou-a-industria-musical-parte-3-172158. Acesso em 21 de agosto de 2022.

ZUMTHOR, Paul. Escritura e nomadismo. São Paulo: Ateliê Editorial, 2005.

Downloads

Publicado

2023-12-16

Edição

Seção

Dossiê Temático: Escutas Futuras

Como Citar

Quem canta, seus males espanta! Performance e criação musical em tempos de SARS-Cov2. (2023). Revista Música, 23(2), 1-20. https://doi.org/10.11606/rm.v23i2.216703